Ilha fiscal, no Rio de Janeiro, guarda tesouros da Marinha Brasileira

Diário Carioca
Ilha Fiscal - Foto: Reprodução

O Museu Naval recebe entre os meses de setembro e novembro uma série de palestras gratuitas, dentro dos projetos “Galeota Real – Exposição na llha Fiscal” e “Uma Joia na Baía: recuperação estrutural, conservação e restauração do conjunto arquitetônico da Ilha Fiscal”. A participação nas palestras garante certificação para cada visitante e um voucher para visitar gratuitamente a ilha após sua reabertura, prevista para o início de 2023. As datas e inscrições estão disponíveis no Sympla*.

As palestras terão como temáticas a história da Galeota Real – embarcação que serviu de transporte para a Família Real — bem como a relevância histórica da Ilha Fiscal, a vinda da corte portuguesa para o Brasil, o último baile promovido pelo império, antes da proclamação da república e seus desdobramentos, bem como temas referentes à promoção de eventos culturais, como perfil de público e leis de incentivo à cultura.
 

No século XIX, quando o Rio de Janeiro ainda era a Capital do Brasil, construiu-se um posto da alfândega para aumentar o controle sobre as mercadorias que chegavam ao país por meio do Porto. Denominada Ilha Fiscal, o local foi escolhido pela localização privilegiada, na Baía de Guanabara. Todos os cuidados com a arquitetura da construção foram planejados pelo próprio Dom Pedro II, de maneira a não criar conflitos entre o prédio e a paisagem natural da ilha.

Transferida para a Marinha do Brasil pelo Ministério da Fazenda, em 1913, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). O local ficou conhecido por abrigar o “último baile do império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República. Décadas depois, a Ilha Fiscal faz parte das principais atrações turísticas da capital fluminense.

Na Ilha Fiscal, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial, além de exposições temporárias que relembram a participação da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico e social do País. Atualmente, a Ilha está fechada, passando por reformas estruturais que visam melhorar as condições de visitação. A reabertura das visitas está programada para o ín de 2023.


*(O link será atualizado com mais datas conforme o andamento da programação)*

Release: Ilha Fiscal receberá gratuitamente participantes de palestras do Museu Naval
Release: Ilha Fiscal receberá gratuitamente participantes de palestras do Museu Naval
Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca