O Rio celebra a sua praia. Essa é a proposta do “Festival Praia Rio 2023″, que tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Santander Brasil. O festival – que é idealizado pelo criativo carioca Raoul Notrica, produzido pela Dellarte, que comemora 40 anos de sucesso em soluções culturais, e realizado pela Stretto – ainda conta com o programa de recompensas Esfera. É a primeira edição do evento, que vai ocupar Ipanema de 28 de setembro (quinta-feira) a 1º de outubro (domingo), das 11h às 21h30, em dois locais: na icônica Casa de Cultura Laura Alvim e no Parque Garota de Ipanema.
Serão quatro dias de evento, com programação gratuita. Na Casa, o público confere todos os dias encontros inusitados sobre a cultura da praia carioca, com bate-papos sobre comportamento, moda, gastronomia, esportes, música e economia, além de uma conversa sobre sustentabilidade, com o tema “Vai dar praia amanhã?”. No andar de cima do casarão, uma exposição 8D interativa sobre o mar ocupará as três salas das galerias e, no fim de tarde, apresentações de bossa-nova do compositor e instrumentista Cecelo Frony e seus convidados, com vista para o pôr do sol de Ipanema.
Dentro do Parque Garota de Ipanema, no sábado e no domingo, mais festival para todas as idades, com muita animação e vista para a praia, em uma feira com curadoria da Junta Local e uma oficina de pipas para as crianças. Aos fins de tarde, além do som das ondas do Arpoador, o evento promove dois shows a cada dia. Como não poderia faltar em uma celebração da praia carioca, as apresentações contam com a presença muito especial de um dos pais da bossa-nova, Roberto Menescal, de Leila Pinheiro e da cantora Mart´nália, além de outros nomes da música brasileira.
Nas areias e nos céus da praia, o público poderá ainda assistir a uma exibição inédita, a cada dia, de pipas artísticas, com um bicampeão mundial brasileiro e um grande nome internacional, em sua primeira vez no Brasil – Alain Micquiaux.
O brasileiro Max Cardoso, consagrado bicampeão mundial de pipas artísticas, vai oferecer uma oficina de pipas para crianças. Max reforçará a importante mensagem de alerta contra as linhas de cerol.
As atrações para os pequenos não param por aí. No sábado e no domingo, o bloco Mini Seres do Mar vai estar a postos, a partir das 11h, no Parque Garota de Ipanema, para encantar a garotada em um encontro ao ar livre. No repertório do bloco, que é sucesso entre os pequenos e suas famílias, estão clássicos do cancioneiro infantil e da MPB com a temática marinha. Ao som de sanfonas, violino, sopros e zabumbas, a trupe promete levar todos em uma lúdica e divertida viagem pelos ritmos brasileiros.
“Como agência e produtora carioca há 40 anos, foi muito natural nosso encantamento e construção do conceito do Festival Praia Rio. Celebraremos a praia como um patrimônio dos cariocas. Nossa expectativa é trazer uma programação gratuita variada e de alta qualidade para toda a família, em espaços acessíveis e democráticos. Queremos também provocar o pensamento crítico sobre a manutenção e preservação das nossas praias, dialogando, em todos os momentos, com o nosso compromisso de sustentabilidade.”, adianta Steffen Dauelsberg, CEO da Dellarte.
“A praia em si é um grande festival. Estava na hora de celebrar isso do jeito certo. O Festival Praia Rio quer desvendar a magia que está por trás da inigualável praia carioca. Este será o primeiro de muitos, o FPR vai entrar para o calendário da cidade”, complementa o criativo Raoul Notrica, idealizador do evento.
Sobre os encontros na Casa de Cultura Laura Alvim
O festival, que homenageia a praia carioca, vai oferecer – gratuitamente – quatro dias de conversas sobre praia, na parte da manhã e da tarde. O local escolhido para abrigar esse “papo de praia” é a icônica Casa de Cultura Laura Alvim, que testemunhou a descoberta da praia pelos cariocas e suas tantas histórias.
Nomes contemporâneos ligados à vida praiana carioca vão comandar a conversa. Como mediadores, especialistas em suas respectivas áreas. Na quinta-feira, fala-se de Economia e Negócios da praia carioca com especialistas da FGV (Fundação Getulio Vargas), com a mediação de Silvia Finguerut e Manuela Fantinato. Na sexta-feira pela manhã vai ter a ilustríssima presença do escritor e imortal da ABL Ruy Castro, autor de diversos livros-enciclopédias sobre vida carioca, que vai abordar a gênese da bossa-nova, que nasceu na praia, e a história das vidas de Ipanema e Copacabana, narrando causos sobre esse universo. Também na sexta-feira, personagens do esporte, com histórias interessantes da praia carioca, serão apresentadas por Pedro Tinoco, jornalista e autor do recém-lançado livro “A Orla do Rio”.
No sábado, comportamento e beachwear serão os assuntos, com a mediação da conceituada jornalista e autora de “Um Mergulho no Rio – Cem anos de Moda e Comportamento da Praia carioca”, Marcia Disitzer. Ela e suas convidadas vão trazer um panorama geral sobre a influência da praia no comportamento e na moda praiana internacionalmente reconhecida.
No domingo, os participantes refletem sobre o amanhã da praia em um debate com a mediação do especialista e biólogo Ricardo Gomes, responsável por inúmeras iniciativas de preservação e estudos do Instituto Mar Urbano.
“O objetivo é termos um festival que trará não só entretenimento e diversão, mas também um enfoque cultural. Traremos um conteúdo sério, num formato leve de bate-papo, voltado para a elevação das nossas praias como um verdadeiro patrimônio, não só natural, mas cultural e social, inseparável do mais autêntico ‘espírito carioca’”, explica Notrica.
Durante os quatro dias de festival, o Bistrô da Casa de Cultura Laura Alvim oferecerá em seu cardápio um prato e um drink exclusivos intitulados Festival Praia Rio, para o deleite do público.
Agenda na Casa de Cultura Laura Alvim:
*Entrada sujeita à lotação do espaço
Dia 28 de Setembro (Quinta)
De 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família
De 12:00 às 16:30 | Papos abertos ao público sobre Economia & Negócios da praia com especialistas da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e mediação de Silvia Finguerut e Manuela Fantinato
De 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.
Dia 29 de Setembro (Sexta)
Das 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família
A partir das 11h | Papo aberto ao público sobre bossa nova e outras histórias de praia com o escritor e imortal Ruy Castro
Das 14:30 às 16:30h | Papos abertos ao público sobre esportes e outros temas da praia carioca mediados por Pedro Tinoco, jornalista e autor do livro recém-lançado “A Orla do Rio”.
Das 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.
Dia 30 de Setembro (Sábado)
Das 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família
Entre 11h e 16:30h | Papos abertos ao público sobre comportamento de praia e beachwear mediados por Marcia Disitzer, jornalista do caderno Ela (O Globo) e autora de “Um Mergulho no Rio – Cem anos”.
Das 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.
Dia 01 de Outubro (Domingo)
Das 10h às 19h | Exposição 8D interativa sobre o mar para toda a família
Entre 11h e 16:30h | “Vai dar praia amanhã?” – debate sobre praia e sustentabilidade mediado pelo biólogo Ricardo Gomes do Instituto Mar Urbano
Das 17h às 19h | Apresentações de bossa nova com Cecelo Frony e seus convidados.
(Endereço Casa de Cultura Laura Alvim: Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema).
Programação no Parque Garota de Ipanema:
Dia 30 de Setembro (Sábado)
11:00 | Bloco Mini Seres do Mar
15:00 | DJ MAM
18:00 | Mart’nália
Dia 01 de Outubro (Domingo)
11:00 | Bloco Mini Seres do Mar
15:00 | Maíra Freitas e Jazz das Minas
18:00 | Roberto Menescal e Leila Pinheiro
*programação sujeita a alterações
(Endereço do Parque Garota de Ipanema: Avenida Francisco Bhering, 2-224, Arpoador).
Sobre a Dellarte:
Produtora de soluções culturais que combina talentos, orquestra o improvável e encanta a crítica há 40 anos no Brasil, na América do Sul e no mundo. Já são mais de 1.500 apresentações para três milhões de apreciadores, admiradores e amantes da música clássica, ballet, jazz, ópera e o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo. Apoiamos artistas e paixões antes mesmo do grande dia. Abrimos caminhos, criamos oportunidades e celebramos sonhos que se tornaram realidade. Todos os anos, contamos com a parceria dos setores público e privado para promover a cultura como principal instrumento na vida, transformando o futuro de quem toca com a gente.
Santander e Cultura:
O Santander é um reconhecido apoiador e difusor da Cultura em todos os países em que atua. No Brasil, não é diferente, o Banco acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a democratização da cultura para a sociedade.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Resumos sobre as principais atrações:
Bloco Mini Seres do Mar – Programação ao ar livre para os pequenos
Data: dias 30 de setembro (sábado) e 01 de outubro (domingo)
Horário: a partir das 11h da manhã
Local: Parque Garota de Ipanema
Sábado (29/09) e domingo (01/10), o Bloco Mini Seres do Mar estará a postos, a partir das 11h da manhã, para encantar a garotada em um delicioso encontro ao ar livre. No repertório do bloco, que é sucesso entre os pequenos e suas famílias, estão clássicos do cancioneiro infantil e da MPB com a temática marinha. Ao som de sanfonas, violino, sopros e zabumbas, a trupe promete levar todos em uma viagem lúdica e divertida pelos ritmos brasileiros.
DJ MAM:
Data: dia 30 de setembro (sábado)
Horário: a partir das 15h
Local: Parque Garota de Ipanema
Multi-artista, músico, compositor, cantor, performer, produtor musical, curador, diretor de arte e DJ. MAM, Marco Aurélio Marinho, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, é ativista das causas indígenas e climáticas. Carrega a ancestralidade mestiça brasileira. MAM se apresentou em importantes eventos, como o Réveillon de Copacabana, Roskilde Festival (Dinamarca), MIDEM Latinamerica, WOMAD (Chile e Ilhas Canárias), AME – Atlantic Music Expo (Cabo Verde) e MIMO (Brasil e Portugal).
Realizou parcerias em colaborações com mais de cem artistas, como os eternos Elza Soares e Moraes Moreira, Gilberto Gil, Alceu Valença, Dona Onete, Chico César, Criolo, Luedji Luna, BNegão, Tropkillaz, El Buho, Batida e outros. MAM é um artista híbrido, representante das culturas de resistência. Fortemente conectado com o Rio de Janeiro, é dele a música oficial da cidade e a canção-tema dos 80 anos do Cristo Redentor. Sua mistura musical representa o espectro cultural da identidade brasileira. Ritmos regionais do Brasil conectam-se com sons globais em suas músicas autorais, produções, remixes e DJ sets.
Mart´nália:
Data: dia 30 de setembro (sábado)
Horário: a partir das 18h
Local: Parque Garota de Ipanema
Mart’nália toca samba desde que nasceu. Acompanhando seu pai, Martinho da Vila, nas rodas de samba da Vila Isabel, ainda muito jovem, ela se apaixonou pelo ritmo. Foi lá que ela aprendeu a sambar, cantar, tocar violão e pandeiro. Mart’nália teve o privilégio de ser reconhecida por grandes nomes da Música Popular Brasileira. Caetano Veloso foi o diretor artístico de seu álbum “Pé do meu Samba”, em 2002, tendo composto também a faixa-título e Maria Bethânia dirigiu o álbum “Menino do Rio”, em 2006. A partir destes dois trabalhos, Mart’nália começa a atrair grande atenção da mídia, apresentando-se ao vivo por todo o Brasil e então internacionalmente, com turnês na Europa e África.
Com duração de 70 minutos, o repertório apresenta músicas de seu mais recente álbum “Sou Assim Até Mudar” (2021) e seus grandes sucessos, como “Cabide”, “Pra Que Chorar”, “Onde Anda Você”, “Namora Comigo”, “Chega”, “Entretanto” e “Don’t Worry , Be Happy”! Mart’nália canta e toca percussão e violão acompanhada de sua nova banda formada por Humberto mirabelli (violão e guitarra), Luiz Otávio (teclado), Felipe Martins (bateria), Rodrigo Villa (baixo) e Macaco Branco (percussão).
Maira Freitas e Jazz das Minas (domingo):
Data: dia 01 de outubro (domingo)
Horário: a partir das 15h
Local: Parque Garota de Ipanema
No dia 1 de outubro, o Festival Praia Rio receberá Maíra Freitas e Jazz das Minas para o lançamento de seu mais recente trabalho Ayé Òrun. No show, as artistas apresentam o disco na íntegra além de alguns clássicos da música autoral feminina e negra. A banda cresceu e agora conta com nove mulheres capitaneadas por Maíra (piano/voz e direção musical), Cris Ariel (guitarra/produção musical), Paula Pardon (baixo), Laila Aurore (cavaquinho), Monica Avila (sax/flauta/voz), Katia Preta (trombone/voz), Sara Leite (trompete), Jessica Nepomuceno (bateria/voz) e Rapha Morret (percussão/voz) com seu mais recente trabalho Ayé Òrun, que celebra a música autoral feminina e negra.
A ideia de montar a banda aconteceu em 2019, quando Maíra foi convidada a participar do festival Jazzing, em Angola. “Foi a oportunidade de colocar em prática a ideia que eu já vinha falando há algum tempo, de que o mercado da música é muito masculino e isso tem muito a ver com as oportunidades que são dadas às mulheres. Certa vez eu ouvi de um empresário que por estar grávida eu ficaria uns dois anos sem trabalhar – e grávida eu fiz turnê com Gilberto Gil”, pontua a multiartista. Inicialmente um quarteto com bateria, teclado, violão 7 cordas e baixo acústico, a Jazz das Minas veio ganhando corpo e suingue com a incrementação de percussão, naipe de metal, guitarra e vozes. Em 2021 a banda participou do festival Sesc Jazz, em São Paulo, com ingressos esgotados e excelentes críticas. Em 2022, o sexteto sacudiu a plateia da FLUP (Festa Literária das Periferias) no Museu de Arte do Rio, também participou do festival Tendalab no Espírito Santo ao lado de Johnny Hooker e Erasmo Carlos, foram vencedoras do edital Sesc RJ Pulsar e selecionadas no edital FOCA RJ da Prefeitura do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal de Cultura que possibilitou a gravação e o lançamento do disco Ayé Òrun nas plataformas digitais.
Roberto Menescal e Leila Pinheiro celebram juntos a Bossa Nova (domingo):
Data: dia 01 de outubro (domingo)
Horário: a partir das 18h
Local: Parque Garota de Ipanema
A parceria de Menescal, músico, produtor e compositor, com Leila, cantora, compositora e pianista, vai além da conhecida cumplicidade musical de piano, voz e violão. Amigos há mais de três décadas, a dupla gravou em 1989 o antológico LP Bênção Bossa Nova, juntos fizeram por todo o Brasil mais de 200 apresentações deste show, o álbum foi sucesso de vendas para o gênero, trazendo de volta a bossa para os palcos, rádios e para um público jovem que, com Leila e Menescal, conheceu e segue conhecendo a bossa e suas antológicas canções. Depois de muitas viagens, shows e encontros, se reúnem mais uma vez para celebrar a Bossa Nova no projeto Festival Praia Rio , no Parque do Arpoador, dividindo o palco com o quarteto de grandes músicos : Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta).
O show é um passeio por grandes clássicos da Bossa Nova, como “Samba de Verão” (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle), “Desafinado” (Tom Jobim/Newton Mendonça), “Primavera” (Carlos Lyra/Vinícius de Moraes) e tantos outros sucessos. No mês em que completará 86 anos (25 de outubro), Roberto Menescal, se apresenta ao lado de Leila Pinheiro da forma que mais gosta; com um show gratuito e na praia de Ipanema, onde morou por tanto tempo e criou seus filhos, lugar inspirador para tantas e tantas gerações e que até hoje é a cara do Rio. “Esse show será um presente pra mim e para quem irá nos assistir!”, comemora o mestre.
Sobre Leila Pinheiro:
Ao longo de 43 anos de trajetória musical, Leila Pinheiro gravou 23 CDs e três DVDs, onde sua interpretação muito particular do cancioneiro brasileiro clássico lhe rendeu prestigiosos prêmios ao longo da carreira. Entre os colaboradores de renome que enriqueceram suas produções estão o saudoso maestro Tom Jobim, Chico Buarque, o guitarrista e mineiro Toninho Horta, o aclamado guitarrista americano Pat Metheny, além dos pianistas e compositores gigantes Francis Hime, Ivan Lins e o já saudoso mestre João Donato.
Sobre Roberto Menescal:
Instrumentista, compositor, cantor e produtor, Menescal é um dos pioneiros da Bossa Nova nos anos 60. Reconhecido por sua importância e contribuição para a música, carrega consigo o Prêmio à Excelência Musical entregue pela Academia do Grammy Latino. Como compositor, destacou-se ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli. Entre os seus maiores sucessos estão as canções “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o Mar”, “Bye Bye Brasi”l (parceria com Chico Buarque) e “Telefone”.