“Livre Acesso” estreia em Madureira

Diário Carioca
"Livre Acesso", espetáculo inédito da companhia Circo no Ato, estreia dia 04/11, em Madureira, e segue em circulação por mais municípios do Rio de Janeiro.

LIVRE ACESSO, espetáculo inédito da companhia carioca Circo no Ato, faz uma circulação por diferentes palcos da capital fluminense, nos meses de novembro e dezembro. A montagem, que aborda a construção social dos papéis de gênero na nossa sociedade a partir do surgimento do capitalismo, vai passar pela Arena Carioca Fernando Torres, Madureira (04/11), Areninha Carioca Renato Russo, Ilha do Governador (12/11), Lona Cultural Terra, Guadalupe (26/11), e finaliza na Areninha Carioca Renato Russo, Ilha do Governador (02/12)

Dirigido e roteirizado por Natássia Vello, a peça pretende mostrar que nem sempre fomos uma sociedade patriarcal, levando à cena a diversidade histórica dos nossos corpos, de como eles foram subjugados, tolhidos e padronizados de acordo com as expectativas do capital. Uma encenação que vai das bruxas medievais às personalidades contemporâneas que militam em prol dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Para dar voz aos temas, três acrobatas, Camila Krishna, Carol Costa e Rafael Garrido, debruçaram-se sobre suas experiências pessoais enquanto mulher, mulher negra e homem gay e criam uma pesquisa de linguagem a partir das técnicas circenses da acrobacia, contorção, força capilar e parada de mão. Às técnicas acrobáticas são incorporados movimentos inspirados em manifestações populares brasileiras como a capoeira e o funk, com o objetivo de reconhecer as raízes históricas de origem afro-brasileira pulsantes nos corpos dos artistas.

O espetáculo conta também com uma estrutura piramidal, desenvolvida pela diretora de arte Ianara Elisa, com cerca de 4 metros de altura e sustentada por 3 pilares, reforçando a tríade dos artistas em cena e trazendo em si simbolismos a respeito da pirâmide social, do masculino e feminino, da fogueira, da santíssima trindade, entre outros. Este projeto tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura.

 Sinopse

O espetáculo Livre Acesso desenrola os fios da história para refletir sobre as opressões de gênero que foram sendo construídas na nossa sociedade. A trama tecida com a memória dos gestos retrata desde a organização coletiva do sistema comunal, passando pela separação de gênero no sistema fabril, a perseguição das mulheres no período da caça às bruxas até o momento em que a Cia. reverencia e reverbera as vozes de personalidades que lutaram e continuam lutando pelo direito de ser quem se é. É a reivindicação de livre acesso à nossa história, aos espaços públicos, aos nossos corpos e ao nosso direito de existir.

SERVIÇO

“LIVRE ACESSO”

Temporada: 04/11 a 02/12

Valor: gratuito

Duração: 55 minutos

Classificação Etária: livre

Programação:

Arena Carioca Fernando Torres 04/11, às 11h e às 17h

R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira,

Areninha Carioca Renato Russo 12/11, às 16h

Parque Poeta Manuel Bandeira, SN – Aterro do Cocotá, Ilha do Governador

Lona Cultural Terra 26/11, às 17h

 R. Marcos de Macedo, s/nº – Guadalupe, 

Areninha Carioca Renato Russo 02/12, às 22h

Parque Poeta Manuel Bandeira, SN – Aterro do Cocotá – Ilha do Governador

Ficha Técnica

Direção de Produção – Circo no Ato
Produção Executiva – Clarissa Menezes
Direção e Roteiro – Natássia Vello
Elenco – Camila Krishna, Carol Costa e Rafael Garrido
Direção de Arte – Ianara Elisa
Direção Musical e Trilha Sonora Original – Dudu Rezende
Preparação Técnica – Ronan Silva e Marina Colares (Cia DeláPraká) e Adelly Constantini
Designer Gráfico e Identidade Visual – Kamyla Matias
Fotografia e Still – Rodrigo Menezes

Circo no Ato

O Circo no Ato é uma companhia de circo contemporâneo com pesquisa em diversas técnicas circenses, como parada de mão, flexibilidade, força capilar, dança acrobática e acrobacia em grupo. Com nove anos de trajetória e sete espetáculos em seu repertório o grupo já percorreu 23 cidades do Rio de Janeiro, 15 estados brasileiros e 11 países, participando de grandes eventos nacionais como o Palco Giratório do Sesc, O Circuito Sesc SP, e integrando importantes festivais internacionais como Penabilli (IT), Mirabília (IT), Fira Reus (ES), Brocantes (IT), Circ Plus (BE), entre outros. O grupo foi selecionado também em 5 residências artísticas nacionais e internacionais, dentro das quais trabalhou com alguns dos principais nomes do circo europeu, como Roberto Magro, Ivan Prado, Magda Clan, Psirc, entre outros. Foi contemplado em inúmeros prêmios e editais de cultura, e participou de projetos de cunho social como o Festiclown Rio de Janeiro, Festiclown Palestina e o  Flying Carpet Festival, na Turquia. Durante a pandemia, o Circo no Ato se lançou na linguagem do audiovisual com sua primeira produção para o cinema, um filme de curta-metragem baseado no espetáculo, que compõe seu repertório, “A Salto Alto – Entre gentilezas e extermínios”, com estreia prevista para 2023.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca