No próximo domingo (16) a Quinta da Boa Vista receberá o evento “Domingo com Ciência na Quinta”, realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pela Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento contará com a participação do Museu Nacional/UFRJ e vem para celebrar os Dias Nacionais da Ciência e do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e os 205 anos do Museu Nacional.
Após ter sua última edição em 2019 seguida de um hiato causado pela pandemia, o evento volta com 160 atrações que incluem experimentos e exposições de diferentes áreas do conhecimento. Através de parcerias com diversas instituições, a organização promete um dia cheio de atividades para todas as idades. A programação é aberta ao público e visa gerar interação e mostrar que a ciência não está distante de nós.
“Temos a imensa felicidade de participar dessa celebração na nossa casa e o ‘quintal’ dos cariocas, a Quinta da Boa Vista. Vai ser um momento para reunir o público, com o Museu e todos esses parceiros incríveis em torno da ciência e do poder transformador que ela tem. O Museu Nacional está vivo, os avanços da ciência não param e esse domingo servirá para curtirmos tudo isso juntos”, comemorou Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional/UFRJ.
A instituição participará do evento com atividades como a exposição de mamíferos, a visita guiada ao herbário nas dependências do Museu, digitalização de peças do acervo, jogos que apresentam as atividades científicas de forma lúdica, entre outras.
SERVIÇO
Domingo com Ciência na Quinta
Data: Sábado, 16 de julho de 2023, das 9h às 16h
Local: Quinta da Boa Vista – Alameda das Sapucaias, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Programação completa: http://www.jornaldaciencia.org.br/wp-content/uploads/2023/07/Domingo-na-Quinta-lista-de-atra%C3%A7%C3%B5es.pdf
PROGRAMAÇÃO – Atividades promovidas pelo Museu Nacional/UFRJ no “Domingo com Ciência na Quinta”
Conhecendo os Mamíferos: O setor de Mastozoologia do Museu Nacional/UFRJ
Descrição: Serão apresentados exemplares de mamíferos, incluindo crânios, animais taxidermizados e em meio líquido.
Herbário: o que é isso?
Descrição: Venha descobrir o que é um herbário em uma visita pelas dependências do Museu Nacional. Também realizaremos jogos e oficinas.
Quiz da Biblioteca do Museu Nacional
Descrição: A atividade realizada pela biblioteca tem como proposta um jogo de perguntas e respostas com base em livros da “Serie Livros” publicada pelo Museu Nacional e curiosidades sobre o museu. O objetivo do Quiz é de aguçar a busca por conhecimento e disseminar um pouco da produção científica do museu. Serão distribuídos marcadores de páginas personalizados da Biblioteca do Museu Nacional que foram produzidos pela equipe para quem acertar a pergunta.
Coleções Digitais do Museu Nacional/UFRJ
Descrição: A atividade vai envolver alguns procedimentos de digitalização de acervos que utilizamos no Museu Nacional. Levaremos material didático que consistirá em espécimes biológicos (moluscos, insetos, plantas) para serem tombados em um livro-tombo a ser preenchido pelo próprio visitante. A seguir ele poderá fazer as etiquetas com as informações do espécime e que ficarão anexados ao exemplar. Em seguida, o visitante posicionará o exemplar e as etiquetas em uma plataforma com iluminação e o fotografará do seu celular. Esse procedimento, feito pelo próprio visitante, vai simular o tombamento de um exemplar em uma coleção científica e sua digitalização. Ao longo da atividade conversaremos com o público sobre coleções cientificas e sobre a importância da digitalização dos exemplares. Teremos oportunidade de conversar sobre o projeto em andamento na instituição, mostrando fotos tiradas de itens do acervo do Museu Nacional. Levaremos computador para mostrar fotos e exemplos de planilhas digitais de tombamento.
Um dia de cientista: conheça os super-heróis do mundo dos invertebrados
Descrição: Serão três atividades simultâneas: a primeira atividade consistirá em um jogo com imagens de animais e explicações sobre os seus “superpoderes”. O público será convidado a correlacionar a imagem do animal a sua respectiva aplicação econômica e/ou na saúde humana; a segunda atividade será a observação em lupa de animais distintos onde as pessoas deverão, com o auxílio de descrições, descobrir qual é o animal; a terceira atividade consiste na contemplação de escorpiões em caixa de luz ultravioleta, correlacionando a mudança de coloração às pressões ambientais do seu habitat.
Serpenteando com o Museu Nacional/UFRJ
Descrição: Com o uso de exemplares fixados e da coleção didática do Setor de Herpetologia do MNRJ, iremos mostrar ao público geral a diferença entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas, bem como o que fazer em caso de acidentes ofídicos. As serpentes serão colocadas em uma bandeja que contenha álcool 70% para evitar o ressecamento dos exemplares, e o público terá a oportunidade olhar os exemplares de espécies peçonhentas (pertencentes ao gênero Bothrops, Crotalus e Micrurus) e não peçonhentas (pertencentes ao gênero Erythrolamprus, Xenodon e Oxyrhopus) de perto. Com o auxílio de um banner, iremos mostrar e explicar ao público a diferença entre os quatro tipos de dentição de serpentes sendo eles: áglifa, opistóglifa, solenóglifa e proteróglifa. A fim de atender todas as faixas etárias, também deixaremos disponível um jogo da memória com fotos e uma curiosidade das espécies correspondentes da bandeja.
Você sabe o que é Palinologia?
Descrição: Na atividade explicaremos o que é a ciência da Palinologia e sua importância para o estudo das plantas. Ilustraremos a morfologia da flor e dos grãos de pólen, além de mostrarmos como as plantas se reproduzem. Serão utilizadas plantas vivas, lâminas preparadas no laboratório, modelos didáticos e jogos. Com auxílio de microscópio óptico, exibiremos lâminas contendo grãos de pólen.