Que tal dar uma modernizada no Correio Elegante, tão famoso durante as festas juninas e julinas? Durante três sábados em julho, nos dias 1º, 8 e 15, a intervenção lúdico-poética “Poemas para viagem” acontece em cinco bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A atividade consiste na criação de um cenário para a conquista de pedestres que são atraídos para uma conversa com 10 poetas e/ou poetisas espalhados por pontos de grande circulação em Bangu, Campo Grande, Realengo, Santa Cruz e Sepetiba. Na ocasião, ainda serão distribuídos gratuitamente 50 livros de temáticas relacionadas à região da Zona Oeste.
A partir do encontro entre o artista e o passante, o público é presenteado com um texto literário ou um poema visual feito especialmente a partir da sua história. O projeto é de autoria da Associação Cultural Peneira, coletivo carioca formado exclusivamente por mulheres.
Sentados um de frente para o outro, poeta e espectador, se conhecem e se reconhecem usando o poema como ponte. A interação ocorre da seguinte maneira: a pessoa escolhe alguém que ama, compartilha as características dela para o poeta e aguarda alguns minutos até a obra ficar pronta. A performance do “Poemas para viagem” tem semelhança com as cenas protagonizadas pela atriz Fernanda Montenegro, no premiado filme Central do Brasil (1998).
“Nos interessa a cultura dos moradores, aquela feita nos bairros, nas frestas, capaz de gerar novos processos sociais, novas leituras sobre um lugar, renovar imaginários enquanto conecta e articula pessoas de diferentes contextos e vivências. Por isso a dedicação em realizar atividades participativas como o ‘Poemas para Viagem’. A ideia é criar junto com os moradores e desenvolver experiências que possam ampliar a esperança num futuro que desejamos”, aponta Priscila Bittencourt, diretora presidente da Associação Cultural Peneira e coordenadora do projeto Poemas para Viagem.
Os locais e bairros que vão receber o projeto, simultaneamente, são: Calçadão de Bangu, em Bangu; Calçadão de Campo Grande, em Campo Grande; Praça Padre Miguel, em Realengo; Santa Cruz Shopping, em Santa Cruz; Praia de Dona Luiza, Praia de Sepetiba e Espaço Cultural ‘A Era do Rádio’ (Praia do Recôncavo), em Sepetiba. O público será recebido por um poeta ou um produtor da localidade para explicar ou dar informações sobre a ação, que acontece das 10h às 12h e das 13h às 15h, em cada ponto poético.
“Poemas para viagem” traça um cenário inspirador em pleno espaço público onde o amor ganha forma através de homenagens. Os poemas elaborados ao vivo, além de serem presenteados para o público, farão parte de uma antologia literária publicada pela Peneira por intermédio do selo Nuvem Poética e disponibilizada gratuitamente no site do grupo. O coletivo visa atender 150 pessoas diretamente e 3.000 indiretamente, visto o grande fluxo de pessoas dos locais escolhidos. Por ser uma região periférica, pessoas negras das classes C e D são as mais acessadas. Outros locais já receberam o projeto, como a Fundação Planetário, e as unidades do SESC de Niterói, Parati, Barra Mansa, Volta Redonda e São Gonçalo. O projeto foi contemplado no edital de Fomento à Cultura Carioca – FOCA, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Poetas e locais que vão atuar
Elisa Ottoni (Bangu)
Elisa Ottoni é escritora, atriz, compositora, dramaturga e contadora de histórias. Fundadora do grupo “Histórias que Contamos”, atuante no Morro da Babilônia. Escreveu a montagem “Tem Alguém Aí”, em parceria com Tomás Braune, em 2017. Lançou seu primeiro livro “Despertador”, em 2018. Assinou a dramaturgia de “Entre Paredes e Fábulas” (2020). Em 2022, integrou a equipe de dramaturgia da “Menina com um buraco na mão” (indicada ao Prêmio CBTJ de Teatro para Crianças). Entre suas composições, “O samba que não veio” interpretada pela Banda Pietá; “Mal de te ver” cantada por Vitor Seixas e ” A Última batalha” com parceria de Maria Gadú e Leandro Léo. Foi oficineira do projeto “Banca de Livros”. Atualmente, compõe a diretoria da Associação Cultural Peneira. A poeta é moradora do Grajaú.
Mavi Paiva (Bangu)
Mavi Paiva é comunicadora, designer e poeta. Em 2017, participou na elaboração do livro de poemas chamado “Poetas de Maurois”. Em 2022, criou a organização “Chave da Favela”, em parceria com outras mulheres. O projeto tem o objetivo de levar conscientização política e racial aos moradores das favelas do Rio de Janeiro, principalmente na Rocinha, onde a artista mora atualmente.
A dupla de poetas vai contar com o apoio do produtor Thiago Dife, residente em Bangu.
Nabia Macena (Sepetiba)
Nábia Macena é professora e poeta. Escreve desde criança, faz teatro e dança. Participou do Slam Colegial da Festa Literária das Periferias (Flup), quando estudava na Escola Normal Sarah Kubitschek. Atualmente, cursa Letras- Português/Inglês/Literaturas pela UFRRJ. A poeta é moradora de Sepetiba.
Philippe Valentim (Sepetiba)
Philippe Valentim é professor, escritor, agitador de bagunças culturais e contador de causos. Idealizador do Rolé Literário e do Viradão Cultural Suburbano. O poeta reside em Oswaldo Cruz.
A dupla de poetas vai contar com o apoio do produtor Pablo Neves, residente em Sepetiba.
Marcio Rufino (Realengo)
Marcio Rufino é escritor, poeta, ator, performer e historiador. Autor dos livros “Doces Versos da Paixão (Acridoces Paixões), “Emaranhado e “Angela e Aldebaran”. Atuou no Sarau Donana, Universidade das Quebradas, Slam Tagarela e Flup. Participou da I Batalha de Slam do Rock in Rio 2019 e do Slam Cuír da Festa Literária das Periferias (Flup). A exposição itinerante “Poesia Agora” apresenta um de seus poemas. Recebeu o Prêmio Destaque Baixada, Diploma Heloneida Studart de Cultura, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), dentre outros. O poeta é morador de Belford Roxo.
Mery Onírica (Realengo)
Maria Inez, conhecida no meio literário como Mery Onírica, é escritora, poeta e apresentadora. Autora do livro “Paus e Terras Contos e Poesias”. Participante de várias antologias da Festa Literária das Periferias (Flup). Integrante do Grupo Sarauzeiras Oníricas. A poeta é moradora de Realengo.
A dupla de poetas vai contar com o apoio da produtora Ana Paula Melo, residente no Centro do Rio.
Carol Luisa (Campo Grande)
Carol Luisa é poeta e artista visual carioca. Aos 19 anos, fez sua primeira apresentação no Sarau
CEP 20.000, no Humaitá. Tem poemas publicados no “Cadernos Cep” e no site “Mulheres que Escrevem”. Publicou seu primeiro livro “Sobre como acender pavios”, em 2020. Lançou “Aquário”, em 2022. A poeta reside no bairro de Santa Teresa.
Bárbara Moraes (Campo Grande)
Bárbara Moraes é poeta e atriz lésbica. Também atua como diretora, produtora e dramaturga. Escreveu diversos espetáculos infantis, adultos, alternativos e de rua, entre eles, o monólogo “Por Ela”, que recebeu diversas indicações e prêmios. Seus trabalhos são baseados na representatividade sáfica ou de resistência. A poeta mora no bairro do Maracanã.
A dupla de poetas vai contar com o apoio da produtora Lais Castro, uma das diretoras da Associação Cultural Peneira, residente em Campo Grande.
Rainha do Verso (Santa Cruz)
Rainha do Verso é o pseudônimo de Rejane Barcelos. Atriz, cenógrafa, aderecista, performance, escritora, poeta e slammer. Atualmente, estuda Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou de antologia poética e alguns zines. Atualmente organiza o “Slam Maré Cheia” e compõe o coletivo “Slam das Minas – RJ”. A poeta reside na Vila do Pinheiro / Maré.
Rafael Amorim (Santa Cruz)
Rafael Amorim é artista visual, poeta e pesquisador. Autor dos livros “Como tratar paisagens feridas”, “Matrimônio”, “Estrada dos Coqueiros, 673” e “Santíssimo”. Formado em Artes Visuais/Escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (PPGAV – UFBA). Seus trabalhos são voltados para poéticas interdisciplinares entre a escrita letrada e o fazer artístico, além de uma perspectiva suburbana e homoafetiva. O poeta é morador de Padre Miguel.
A dupla de poetas vai contar com o apoio do produtor Viajante Lírico, residente em Santa Cruz.
Sobre a Peneira
“Poemas para viagem” foi produzido pela Associação Cultural Peneira, uma organização social que atua na área da cultura e se estrutura como uma trama articulada na cidade do Rio de Janeiro, desde 2010. Com objetivo de desenvolver formas inovadoras de compartilhar conhecimento e potencializar criações artísticas e culturais, valorizando a memória e saberes daqueles que constroem a metrópole cotidianamente, fabulando outras territorialidades. Atualmente, a Peneira é composta exclusivamente por mulheres.
A associação foi reconhecida como Ponto de Cultura, em 2017, pelo Ministério da Cultura (MinC). Em 2019, recebeu o Diploma Heloneida Studart de Cultura, por reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais realizadas no estado do Rio de Janeiro. Uma das premiações mais recentes foi a “Moção de Louvor e Reconhecimento”, pelos excepcionais serviços prestados à cultura concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2021.
Dentre os projetos realizados destacam-se: O método de criação de práticas culturais “Fabulações do Território”, Sarau do Escritório; Mapeamento dos Saraus e Slams do Rio de Janeiro; Festival Nuvem Poética; Cultura em Pauta; espetáculos “Urucuia Grande Sertão”,“O Provinciano Incurável”, “Mercadão de Madureira”; “Sorte ou Revés” e “Pasmado”.
Saiba mais sobre a trajetória da Peneira neste link aqui
Serviço
Intervenção “Poemas para viagem”
Dias: 1º, 8 e 15 de julho (sábados) | Horário: 10h às 12h e 13h às 15h
Atividade gratuita
Locais (a ação acontece simultaneamente nos cinco pontos poéticos)
Bangu
Calçadão de Bangu
Av. Cônego Vasconcelos, 173 – Bangu – Rio de Janeiro (RJ)
Campo Grande
Calçadão de Campo Grande
Rua Coronel Agostinho, 161 – Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ)
Realengo
Praça Padre Miguel
Avenida de Santa Cruz, 1125 – Realengo, Rio de Janeiro (RJ)
Santa Cruz
Santa Cruz Shopping (em frente)
Rua Felipe Cardoso, 540 – Santa Cruz, Rio de Janeiro (RJ)
Sepetiba
Praia de Dona Luiza
Ponto final do ônibus 884
Praia de Sepetiba
Praça Washington Luis, 44
Espaço Cultural ‘A Era do Rádio’
Praia do Recôncavo, nº 430 – Sepetiba, Rio de Janeiro (RJ)
Ficha técnica
Coordenação geral e curadoria: Priscila Bittencourt
Produção executiva: Ivinni Gabrielle
Poetas: Elisa Ottoni, Mery Onírica, Nábia Macena, Rainha do Verso, Bárbara Moraes, Carol Luisa, Mavi Paiva, Marcio Rufino, Philippe Valentim e Rafael Amorim
Produção local: Ana Paula Melo, Lais Castro, Thiago Dife, Viajante Lírico e Pablo Neves
Assessoria de imprensa: Orbe
Designer: Muta
Realização: Associação Cultural Peneira