A primeira edição do Rio Art Tattoo Festival vai reunir mais de 300 artistas nacionais e internacionais, de 5 a 7 de maio, no Armazém 3 do Pier Mauá. O evento tem atrações para todos os gostos e idades: exposições, skate, cinema, espaço kids, gastronomia e música, com mais de 20 horas de shows.
Segundo os organizadores, o grande diferencial dos demais encontros nacionais será um fórum que abordará assuntos de interesse para os que fazem parte do universo da tatuagem.
“No Fórum Tattoo Convention, os participantes poderão se informar, se posicionar e se atualizar sobre todas as ramificações profissionais, sociais, históricas e econômicas que envolvem esse mundo. Estamos falando não somente de desenhos na pele. Vamos ter a voz de profissionais como médicos, cirurgiões, antropólogos, historiadores, químicos e alergistas abordando o tema”, diz a tatuadora Helida Yama, idealizadora do fórum e criadora do Rio Art Tattoo Festival, ao lado dos tatuadores Ganso Galvão e Sylvio Freitas e da agência Sommar.
Experientes no ramo, eles contam que tudo foi pensado para festejar o movimento através do encontro entre diversas tribos, com artistas, tatuadores, escultores e pintores, entre outras expressões culturais. O Rio Art Tattoo quer ficar marcado no calendário como o grande festival da tatuagem do Rio de Janeiro.
“Participamos de muitas convenções internacionais do setor e estamos sempre colhendo boas ideias. Vamos trazer grandes artistas e tornar o nosso encontro forte, envolvendo bons projetos. Com maior número de artistas do mundo inteiro, colocaremos o Rio Art Tattoo no calendário internacional. Desde os primeiros eventos do gênero que realizamos no Rio, abrimos portas para tatuadores e a cadeia produtiva do setor. De lá para cá, o mercado nacional vem crescendo e as empresas de fora se tornaram mais presentes”, explica Sylvio Freitas.
Na competição de tatuadores e body piercers, quem fizer a melhor tatuagem garantirá a participação, com passagens e estande, na 26ª edição da Barcelona Tattoo Expo, de 6 a 8 de outubro, na Espanha.
Ganso Galvão conta que a arte do cartaz foi criada especialmente pelos artistas espanhóis Cristian Casas e Amayra, inspirado na brasilidade do carnaval e na cultura do bate-bola dos subúrbios cariocas. O casal estará no festival.
“O evento será voltado à arte, à história. Vamos homenagear tatuadores que iniciaram esse trabalho há 30 anos, quando tudo era bem difícil. Também teremos a turma que começou há 20 anos, onde eu, Sylvio e Helida nos encaixamos, e os novos talentos. Queremos mostrar o que muita gente fez para a tatuagem ter a valorização de hoje. Também será uma oportunidade para o público agendar sua tattoo e conhecer o artista que segue na internet”, destaca Ganso Galvão.
Os organizadores enfatizam a importância do convívio de artistas diversos em um mesmo espaço.
“Não queremos somente a competição, mas a oportunidade de trocas, um momento para arte. O formato de exposição será sem paredes entre estandes, para a maior interação. A ideia é derrubar muros para acontecer mais trocas”, ressalta Sylvio.
Cliente de Sylvio desde os 15 anos e com o corpo quase todo fechado, o produtor cultural Cleber Junior está animado com a parceria dos organizadores do Rio Art Tattoo Festival com a agência Sommar. Ao lado do sócio Raphael Porto, ele diz que a programação musical terá atenção especial:
“Esse é um namoro antigo e, com o fim da pandemia, resolvemos somar forças, contribuindo com nossa experiência em eventos. A ideia é trazer a mais alta qualidade ao festival em termos de produção e comunicação. A parte musical terá shows durante o dia, com o projeto Ecoando, com rock, jazz, MPB e bossa nova, além de DJs tocando música eletrônica e hip hop, para fazer uma mistura boa.”
Serviço:
Rio Art Tattoo Festival
De 5 a 7 de maio, das 12h às 24h.
Armazém 3, Pier Mauá, Av. Rodrigues Alves, 10, acesso pelo Boulevard Olímpico.
Ingressos: Ingresse