A tradicional festa alemã, conhecida como Oktoberfest, está de volta ao Rio de Janeiro, depois de uma pausa de dois anos por causa da pandemia de covid-19. Esta terceira edição começa hoje na Marina da Glória, zona sul da cidade, misturando o samba com o ritmo das danças alemãs, até domingo, dia 16; e também no próximo fim de semana. A expectativa dos organizadores é de receber um público de 10 mil pessoas por dia.
Centenas de cervejeiros de todas as regiões do Rio de Janeiro estarão comercializando seus produtos, que vão ser acompanhados de comidas típicas alemães e também dos tradicionais petiscos servidos nos botecos do Rio. Nesta edição da versão carioca da festa germânica, o tema é o samba. Ao todo, serão 20 shows de artistas. Entre eles, Diogo Nogueira, Seu Jorge, Mart’Nália, Alcione, Ferrugem e Sorriso Maroto.
O Samba do Trabalhador vai ser a atração de domingo (16). Sob o comando do cantor, compositor e idealizador Moacyr Luz, a roda de samba é conhecida por promover a resistência e a cultura negra, todas as segundas-feiras, no Clube Renascença, no Andaraí, na zona norte do Rio. Para Moacyr Luz, esta é mais uma oportunidade para as pessoas entenderem a importância do samba.
Além dos shows, o público também vai ver apresentações de bandas folclóricas alemães e de grupos de danças típicas germânicas de Petrópolis, durante todos os dias do evento.
Da RadioAgência Nacional