Roda de Samba no MUHCAB homenageia 70 anos dos Filhos de Gandhi

Diário Carioca
Filhos de Gandhi -Foto: Rodrigo Moraes

Os Filhos de Gandhi, tradicional bloco de embalo fundado em 1951, celebrará seus 70 anos de existência em grande estilo. Após ter suas festividades interrompidas devido à pandemia da Covid-19, o bloco promete agitar o Rio de Janeiro com uma série de eventos que prometem encantar os amantes da cultura afro-brasileira.

Para marcar essa ocasião emblemática, um projeto especial foi idealizado com o intuito de preservar e difundir a história do Afoxé Filhos de Gandhi. Com registros fotográficos e vídeos capturados ao longo dos anos, o projeto apresenta um documentário que conta a rica trajetória da agremiação, incluindo eventos marcantes como a Lavagem do Monumento de Zumbi dos Palmares, o Balaio das Yabás, o Dia Nacional do Samba e a Procissão de Yemanjá, entre outros.

Além disso, foram realizadas pesquisas nos Arquivos Públicos e Privados da cidade para reunir todo tipo de material referente ao bloco no passado. O objetivo é transformar o site da instituição em um verdadeiro acervo da memória dos Filhos de Gandhi, disponibilizando informações e conteúdos históricos para o público interessado.

Dentre as principais ações do projeto, destacam-se a exibição do longa-metragem que contará a história do bloco, a modernização do site com a inclusão dos materiais de arquivo e a realização de quatro apresentações presenciais no Museu de História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB). A apresentação final será precedida por uma mesa de debate que discutirá a importância dos blocos de embalo no carnaval carioca. Tanto a mesa de debate quanto a apresentação serão registradas em vídeo e disponibilizadas no YouTube para que o público possa acessar mesmo à distância.

No domingo, dia 09 de julho, o MUHCAB será palco de uma Roda de Samba com a presença do Afoxé Filhos de Gandhi, do cantor e compositor Will Freitas e do DJ Leo Gonzaga. O evento terá barracas com vendas de alimentos e cerveja, organizadas pelo próprio grupo, utilizando todos os recursos recebidos para financiar as atividades.

A idealização do projeto fica a cargo do diretor Rodrigo Moraes tem se destacado nos últimos anos pela realização de diversos trabalhos relacionados com a cultura popular, com especial atenção à Zona Portuária do Rio de Janeiro. Cineasta de formação, lançou no ano passado o longa-metragem Okutá Ió em um evento que também contou com uma exposição de fotografias do diretor e do fotógrafo do Morro da Providência, Maurício Hora. Em 2023, a partir de material extras do documentário lançado em 2022, idealizou o filme inédito sobre o grupo de Afoxé mais antigo do Rio de Janeiro, o “Afoxé Filhos de Gandhi – 70 anos de carnaval”.

A celebração dos 70 anos dos Filhos de Gandhi promete resgatar a memória dessa agremiação tão importante para a cultura carioca. Com uma programação diversificada e envolvente, os eventos paralelos garantem momentos de muita música, dança, devoção e reflexão sobre a contribuição dos blocos de embalo para o carnaval do Rio de Janeiro. A cidade se prepara para viver uma experiência inesquecível e repleta de emoção ao som dos tambores do Afoxé Filhos de Gandhi.

Serviço

MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa

Entrada Franca

Horário 12h às 17h

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca