Iniciativas voltadas para a valorização e a preservação do patrimônio histórico e cultural do Rio, o projeto Rolé e o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro se unem para oferecer ao público carioca uma manhã de lazer no sábado, 20 de agosto. Nesta data, às 10h, o projeto cultural, que completa uma década em 2022, promove um passeio gratuito guiado pela sede e jardins do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, localizado no Parque da Cidade, na Gávea. Com um amplo acervo de obras que contam a riquíssima história da cidade e suas transformações culturais, sociais e econômicas, o charmoso museu é o espaço ideal para a comemoração especial de aniversário em homenagem à primeira década do Rolé.
Anteriormente chamado Rolé Carioca, o projeto foi criado em 2012 com intuito de contar histórias da cidade através de passeios guiados gratuitos, tendo levado mais de 20 mil pessoas pelas ruas do Rio em mais de 50 roteiros. Ao longo de sua primeira década, o projeto amadureceu e hoje está presente em múltiplas plataformas de comunicação com conteúdos históricos, como os tradicionais passeios em vídeos, banco de dados, mapas, museu virtual, entre outros.
Em agosto, a visita ao Museu Histórico da Cidade, reaberto ao público em 2021 após 10 anos sem visitação, não apenas levará os rolezeiros em uma inédita excursão pela memória e o legado cultural da cidade, como também presenteará os visitantes com uma série de novidades.
“O Rolé é um projeto sobre a cidade para seus cidadãos, cuja principal missão é motivar a circulação urbana, a valorização do patrimônio histórico e cultural e, consequentemente, gerar impacto na vibração da vida cultural local. Por isso, não haveria um local mais adequado do que o renovado Museu Histórico da Cidade para realizar nosso evento oficial de comemoração pela primeira década do projeto. Vai ter bolo, música, sorteio, além de ser uma ótima oportunidade para as famílias realizarem um piquenique na maravilhosa área do parque após o rolé. Convidamos todos os rolezeiros para nossa celebração”, destaca Isabel Seixas, idealizadora e diretora do Rolé.
Fundado no ano de 1934 durante a administração do prefeito Pedro Ernesto, o Museu Histórico da Cidade teve como sua primeira sede o Palácio da Prefeitura, na Praça da República, antes de ser transferido para o Parque da Cidade em 1941. O lugar conta com um belo conjunto arquitetônico, que inclui um palacete, onde fica a atual sede do museu; a Capela de São João Batista, datada do século XX; e um galpão voltado para exposições, dentre outros pontos que serão explorados no roteiro do passeio, além da exuberante área verde do Parque da Cidade.
O museu realiza pesquisas, reúne amostras e proporciona uma ativa programação educativa e cultural, contando com um valioso acervo de mais de 24 mil peças. Dentre algumas de suas relevantes obras, encontram-se coleções fotográficas com mais de 6.500 imagens sobre a história da cidade – incluindo os planos para a abertura da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, que já foi tema de um passeio do Rolé em 2018; aquarelas de autores como Thomas Ender e Adalberto da Prússia, retratando o Rio de Janeiro do início do século XIX; e gravuras e litogravuras do Rio nos períodos colonial e imperial. O museu também guarda valiosos itens da Coleção Guilherme Guinle, um dos antigos donos da propriedade, e uma escultura que serviu de estudo para a construção da cabeça da estátua do Cristo Redentor.
No entorno de tantas relevantes obras, o Parque Natural Municipal da Cidade, popularmente conhecido como Parque da Cidade, abrange uma belíssima área de 470 mil m² de matas e jardins, com espaço para recreação infantil, piqueniques e um circuito de esculturas de artistas como Celeida Tostes e Fernando Correia Dias. Após o passeio guiado, os visitantes poderão desfrutar de um piquenique na ampla área verde do local, levando seu lanche ou aproveitando a lanchonete do parque. Atrações musicais e outras surpresas também prometem agitar a edição especial de aniversário do Rolé.
Para Alexandre Valadão, diretor do Museu Histórico da Cidade, todo carioca e morador do Rio precisa conhecer a história da Cidade Maravilhosa, e o passeio do Rolé é a chance perfeita para isso: “O Rio de Janeiro tem uma formação histórica, social e cultural peculiar: foi capital da colônia, do Império e da República. Suas transformações não foram poucas ao longo dos tempos e uma cidade tão importante merece uma instituição dedicada a guardar e preservar sua memória. Tenho certeza de que todos os visitantes do Rolé vão ficar encantados com o museu e com o belo local onde está situado, dentro do Parque da Cidade.”
O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’Baraká com apoio institucional da Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, copatrocínio do Operador Nacional do Sistema Elétrico e patrocínio da First RH Group, Estácio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura – Via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).
Serviço
Rolé no Museu Histórico da Cidade
Data: 20 de agosto de 2022
Horário: 10h
Endereço: Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-240
Sobre o Rolé
O Rolé é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. O Rolé, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais, tem a missão de formar um acervo multiplataforma sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que o apresentam em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 50 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo etc.
Criado em 2012 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé adaptou sua programação ao momento de pandemia, para continuar a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano, por meio de ações como o museu virtual Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades.
O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais do Rio para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.
Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ) – Realizador e idealizador do projeto
Criado há 17 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos.
Site: www.mbaraka.com.br