História Hoje: Joaquim Callado Jr

Diário Carioca

Choro. Chorinho. O gênero musical que se tornou símbolo da cultura nacional brasileira nasceu no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. E o grande responsável por essa inovação musical foi o compositor e flautista Joaquim Antônio da Silva Callado Jr. O músico que ficou conhecido como “Pai dos chorões” nasceu em 11 de julho de 1848 na capital fluminense.

O talento para a arte veio de berço. O pai era professor de música, mestre de banda na Sociedade dos Artistas e pintor na Sociedade Carnavalesca dos Zuavos. Foi com ele que Joaquim Callado aprendeu piano e flauta. Aos 8 anos, também teve como mentor por um breve período, o maestro Henrique Alves de Mesquita.

Em 1867, aos 18 anos, Callado Jr. compôs a quadrilha Carnaval, seu primeiro sucesso. Em 1869, lançou uma polca e dedicou à amiga Chiquinha Gonzaga. Dois anos depois, tornou-se professor de flauta do Imperial Conservatório, que atualmente é a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por volta da década de 1870, o flautista fundou o grupo “Choro Carioca”, também conhecido como “Choro do Callado”. Além dele como solista na flauta, contava com mais três músicos: dois no violão e um no cavaquinho.

Em 1879, junto com outros professores do Conservatório, Joaquim Callado Jr. recebeu de Dom Pedro II a condecoração de Comendador da Ordem da Rosa.

A carreira foi interrompida no ano seguinte. Joaquim Callado Jr, foi acometido de meningite e morreu aos 31 anos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: Dilton SantaFé

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Patrícia Serrão

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca