Variadas oficinas de astronomia, visitas guiadas às exposições, experiências científicas, jogos e muitas atividades para promover conteúdos de ciência de maneira criativa ao público de todas as idades fazem parte da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A iniciativa acontece entre os dias 20 e 23 de outubro no Campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Observatório Nacional (ON), em São Cristóvão, e traz diversas opções para os visitantes de todas as idades interagirem com as atrações que visam popularizar a ciência. Esta edição tem como tema ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil’, que promove uma reflexão sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.
Participam da 19ª SNCT, de forma integrada, oito Unidades de Pesquisa Vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com sedes no Rio de Janeiro, que vão oferecer no mesmo espaço uma intensa e diversificada programação de atividades. Além do MAST e do ON estarão presentes o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN).
Esta será uma excelente oportunidade para estudantes, professores e visitantes em geral encontrarem num só local o conhecimento que vem sendo produzido por cientistas e pesquisadores brasileiros que atuam em diferentes áreas da ciência e da tecnologia, incluindo temas fascinantes como astronomia, geofísica, matemática, física, química, engenharia, petróleo, gás, metrologia em tempo e frequência, meio ambiente, história, programação, dentre outros.
Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.
Programação completa em www.mast.br .
19ª SNCT – Confira a programação do MAST
Visita Mediada à Exposição ‘Estações do Ano: Terra em Movimento’: A exposição tem o foco na astronomia básica abordando temas como os ciclos das estações do ano, dos dias e noites e também das fases da Lua.
Visita Mediada à Exposição ‘Olhar o céu, medir a Terra’: A exposição explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil a partir de instrumentos científicos de medição do tempo e do espaço do Acervo Museológico do MAST e de documentos históricos.
Pavilhão da Luneta 21: Quem entrar no pavilhão da Luneta Equatorial 21 poderá conhecer um dos instrumentos histórico-científicos mais famosos do MAST.
Quinta-feira e sexta-feira (20 e 21/10)
Transformando Energia: Venha se surpreender e aprender a construir seu próprio forno e secadora de roupas solar e ouvir músicas no rádio sem usar pilhas ou tomadas, utilizando apenas a energia do Sol ou do vento.
Obs.: Em caso de chuva, a atividade será suspensa.
Desafios lógicos: Aqui, o que está em jogo é o raciocínio, a lógica, o pensamento independente, a criatividade e a imaginação dedutiva!
Sexta-feira (21/10)
A História do Papel e o Papel na História: A tenda do MAST integrará diferentes elementos para estimular o debate sobre a importância da preservação do papel para a história da C&T nos 200 anos de República no Brasil. Os visitantes também poderão participar de uma oficina de fabricação de papel artesanal e deixar histórias preservadas em papéis para o futuro. A oficina será realizada somente na parte da tarde.
Sábado, das 10h às 13h (22/10)
Brincando com a Ciência: construindo aparatos científicos – Com o aproveitamento de materiais de fácil acesso, normalmente, como garrafas PET, elásticos, latas e madeiras, o objetivo da oficina é proporcionar ao público maneiras de construir aparatos de baixo custo em que a brincadeira seja o principal elemento de aproximação com a ciência.
Sábado, das 14h às 17h (22/10)
Oficinas do Projeto Meninas no Museu de Astronomia e Ciências Afins – Clube de Ciências da Escola Municipal Uruguai “Suave na Nave”.
14h30 – Navegando pela Carta Celeste: Será que é possível identificar os corpos celestes em uma noite estrelada sem o auxílio das novas tecnologias? Venha compreender conosco como ler e interpretar o mapa do céu.
14h30 – Céu na Palma da Mão: As participantes do projeto Meninas no MAST irão demonstrar o funcionamento de alguns aplicativos relacionados à astronomia bem como aqueles que podem nos ajudar na medição do excesso de luz artificial lançada ao céu.
14h30 – Poluição Luminosa e os Ecossistemas Marinhos: As participantes do projeto Meninas no MAST discutem a problemática das tartarugas marinhas bebês, que em praias iluminadas inadequadamente ficam desorientadas logo que saem de seus ninhos, sem conseguir encontrar o caminho para o mar.
Oficinas do Projeto Meninas no Museu de Astronomia e Ciências Afins – Clube de Ciências da Escola Municipal Canadá “Meninas da Astronomia”.
16h – Lua de Prata no Céu: Vamos conversar sobre a Lua e suas propriedades enquanto montamos um grande quebra-cabeças. A conversa é liderada pelas participantes do projeto MAST.
Sábado – das 18h às 21h
Observação do Céu: Uma das mais antigas e fascinantes atividades do MAST, o Programa de Observação do Céu, será realizada com o auxílio de telescópios portáteis. A atividade começa com um bate papo em que os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu.
Obs.: A atividade será modificada em caso de chuva ou céu nublado.
Domingo (23/10)
Do Micro ao Macro: Qual a diferença entre um telescópio, uma luneta e um microscópio? O que existe dentro destes instrumentos? Será que a capacidade de aumentar a imagem é realmente o que interessa? Nessa atividade, você vai poder ver estes equipamentos em detalhes e conhecer também algumas das maiores lunetas astronômicas do Brasil que hoje pertencem a história da Ciência do nosso país!
Desconfiômetro de Óculos: Nessa atividade, o público é estimulado a conhecer os efeitos da radiação ultravioleta na saúde ocular e convidado a testar a confiabilidade de seus próprios óculos, sejam eles de sol ou de grau.
Domingo, às 16h (23/10)
Mapeando o Brasil: Nesta oficina os participantes visitarão a exposição Um Mapa Para a República e terão a experiência de vivenciar um pouco da história do Brasil por meio da cartografia. Capacidade de 30 pessoas. Haverá distribuição de senha.
SERVIÇO
Data: 20 a 23 de outubro
Horários: 20 e 21/10 (quinta e setembro): 09h às 17h
22 e 23/10 (sábado e domingo): 10h às 17h
22 (sábado) Observação do céu: das 18h às 21h
Local: Campus ON/MAST
Endereço: Rua General Bruce, 586 – Bairro Imperial de São Cristóvão