Museu da Cidade recebe mostra fotográfica de Médicos Sem Fronteira

Diário Carioca
Exposição mostra o contexto da atuação dos Médicos Sem Fronteiras — Foto: Divulgação

Visitar o Museu Histórico da Cidade e caminhar pelo Parque da Cidade, ambos na Gávea, são ótimos programas para quem está de férias, curtindo uma folga ou descansando no fim de semana. A partir de hoje (25), quem for até o espaço do museu também poderá conferir a mostra fotográfica Conexões de Médicos Sem Fronteiras (MSF).

São 72 fotos de projetos da organização pelo mundo, inclusive no Brasil. As imagens são apresentadas em quatro painéis que convidam o público a refletir sobre as crises humanitárias vividas por milhões de pessoas, que também enfrentam a invisibilidade. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo das 9h às 16h. O público pode entrar no espaço até às 15h30.

“Além de oferecer ajuda médico-humanitária, MSF também está comprometida em chamar a atenção para as necessidades de populações vulneráveis, que sofrem diariamente com guerras, conflitos, epidemias, catástrofes climáticas e migração. São pessoas sobreviventes de situações críticas que geralmente não são ouvidas e estão longe dos nossos olhos”, diz Nira Torres, diretora de comunicação de MSF. “Esta exposição fotográfica traz a invisibilidade como questão e tenta buscar a sensibilização como resposta”, completa.

Para Bárbara Campanholo, historiadora do Museu Histórico da Cidade, trazer um pouco do trabalho da organização para dentro do espaço é uma oportunidade de mostrar ao público a relevância da atividade humanitária. “Não há dúvidas sobre a importância do trabalho desenvolvido por Médicos Sem Fronteiras. Um trabalho centrado na figura humana e que rompe, para além dos limites geográficos, as barreiras de cunho idiomático, religioso e político quando o que está em jogo é o cuidado e o bem-estar do outro, daqueles que sofrem e que mais precisam de ajuda. É com essa consciência e com foco na ampla divulgação e conhecimento desse trabalho que o museu firmou essa parceria com MSF.”

A exposição fotográfica Conexões já passou por mais de 10 cidades, entre elas São Paulo, Salvador, Vitória, Campinas, Recife e Fortaleza.

Sobre MSF

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a milhares de pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de Médicos Sem Fronteiras chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

Exposição fotográfica Conexões

Data: 25/07 a 24/09

Dias: de terça a domingo

Horário: Das 9h às 16h. O público pode entrar no espaço até às 15h30.

Local: Museu Histórico da Cidade

Endereço: Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea, Rio de Janeiro

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca