Bia Bedran, uma das mais importantes artistas da música infantil brasileira, celebra 50 anos de carreira com o lançamento do álbum “Invenções”. O disco, que é o primeiro trabalho da cantora lançado direto nas plataformas digitais, apresenta um repertório lúdico e envolvente que convida o público para celebrar a infância, a criatividade e a alegria de viver. O novo trabalho de Bia conta com a produção musical de Ricardo Medeiros, que também fez arranjos juntamente com Sidney Mattos, para seu novo trabalho. A canção “Ciranda do Canindé” ainda traz a participação especial de Lenine.
O álbum “Invenções” é um marco na carreira de Bia Bedran, que começou sua trajetória musical nos anos 70. O álbum, que foi produzido durante a pandemia, passa uma mensagem de incentivo à criatividade das crianças. “Acredito que as canções possuem o poder de mexer com a imaginação e estimulam a criatividade, principalmente da infância. Os arranjos, instrumentos, sons de animais e objetos levam as crianças de todas as idades a viajar no tapete mágico da imaginação”, afirma.
Entre as canções, destaca-se a faixa inicial “Tudo É Invenção” que é uma ode à imaginação e à capacidade de criar. Além dela, o álbum possui 12 composições que fazem uma mescla entre canções antigas como “Abrolhos”, “Ararajuba” com as inéditas “Ciranda do Canindé”, “O Galo Aloprado” e “Rap do Egoísta”, essa última que possui críticas sociais e políticas. Com arranjos modernos e letras poéticas, Bia Bedran mostra que está mais atual do que nunca, mantendo a qualidade musical que a consagrou ao longo de tantos anos.
Além disso, o álbum conta com a participação especial de Lenine, um dos maiores artistas da música brasileira, que contribui com sua voz e sua musicalidade em uma das faixas. Muito fã do cantor, Bia começou a produção das gravações em 2020, depois de compor a letra em parceria com o amigo e poeta Gylmar Chaves. Ela então decidiu fazer o convite para Lenine que aceitou participar. “Sempre tive o sonho de trabalhar com ele, sou muito fã. Quando compus a melodia de ‘Ciranda do Canindé’, automaticamente pensei na voz de Lenine. Enviei um e-mail para a equipe dele e ele aceitou participar. Fiquei muito feliz em poder realizar esse sonho”, revela.
Com o lançamento de “Invenções”, Bia Bedran celebra sua trajetória de dedicação e amor à arte, e reafirma sua importância como referência na música e cultura infantil brasileira. Para as novas gerações, é uma oportunidade de conhecer uma das maiores artistas da cultura infantil brasileira e se inspirar em sua criatividade e talento.
A partir do dia 28, o álbum estará disponível em todas as plataformas digitais de música.
Saiba mais sobre Bia Bedran:
Bia Bedran nasceu em Niterói, RJ, em 1955. É cantora, compositora, atriz, escritora e pesquisadora da cultura popular brasileira infantil. Começou sua carreira na música em 1973, e desde então se dedica à produção de obras que valorizam a cultura e a infância.
No período de 1973 a 1983, fez parte do Quintal Teatro Infantil, atuando como atriz, cantora e diretora musical em todos os espetáculos infantis da companhia. Além disso, é uma das fundadoras do Bloco da Palhoça, um grupo musical que mistura suas próprias composições com uma pesquisa profunda de ritmos e gêneros musicais brasileiros.
Nas décadas de 1980 e 1990, trabalhou na televisão, participando de programas como Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, atualmente conhecida como TV Brasil.
Referência na música e cultura para crianças de todas as idades, Bia também é escritora, sendo premiada pelo prêmio Jabuti de 2016 com o Livro “O Mundo dos Livros”. Além disso, ela é mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística.
Instagram: https://www.instagram.com/bedranbia/
Youtube: https://www.youtube.com/@biabedran
Facebook: https://www.facebook.com/BiaBedran/
Site: https://biabedran.com.br