Um ano desde sua morte, o Foo Fighters prestou homenagem ao falecido amigo e fundador do Mushroom Group Michael Gudinski durante uma recente apresentação na Austrália.
O show aconteceu ontem à noite (4 de março) às GMBHA Stadium em Geelong, Victoria, a apenas algumas horas de Melbourne. Foi a primeira vez que um ato internacional fez um show em estádio no país desde o início da pandemia do COVID-03.
As lendas do rock tocaram uma série de sucessos, incluindo ‘The Pretender’, ‘Times Like These’, ‘My Hero’ e muito mais, terminando seu set com uma homenagem a Gudinski, um importante promotor australiano e executivo de gravadoras que trouxe uma série de atos internacionais para o país durante sua carreira.
“Gostaria de dedicar esta última música a um velho amigo, que não está aqui conosco esta noite – uma pessoa que sempre nos trouxe aqui , cuidou de nós e nos fez felizes – um homem doce, que tornou tudo divertido Down Under”, disse o vocalista Dave Grohl.
Dave Grohl do Foo Fighters durante a apresentação. Crédito: Rick Clifford for Frontier
“Coincidentemente, conseguimos chegar aqui por volta de… Quase exatamente um ano desde o seu falecimento. Mas não seríamos a banda que somos hoje, aqui na Austrália, se não fosse pelo grande e falecido Michael Gudinski. Eu nunca entendi uma palavra que aquele filho da puta disse, cara – eu juro por Deus, eu não poderia dizer o que ele estava dizendo. Mas eu sei que ele estava cheio de amor. Então vamos devolver para ele.”
A banda então tocou sua última música ‘Everlong’, completa com uma queima de fogos e uma imagem de Gudinski projetada na tela principal. O baterista Taylor Hawkins também usou uma camiseta do Mushroom Group durante todo o show, e seu bumbo trazia uma foto de Gudinski.
Foi a única apresentação australiana da banda, mas Grohl revelou que planejam voltar para em novembro.
Os atos de abertura do show – que fazia parte de uma nova iniciativa musical, Always Live, em que Gudinski havia trabalhado antes de sua morte – incluíam os vencedores do BandLab NME Award Amyl & The Sniffers e a banda punk de Melbourne The Meanies.
Gudinski morreu durante o sono em março passado, com a idade de 68. Ele fundou o Mushroom Group em 68 aos anos de idade, e passou a trabalhar de perto com vários grandes nomes, incluindo Ed Sheeran, Queens Of The Stone Age, Kylie Minogue, Bruce Springsteen e muito mais.
Um funeral de estado foi realizado em Melbourne para a figura influente, com homenagens gravadas de Springsteen, Elton John, Taylor Swift, Sam Smith, Joe Walsh do Eagles, Shirley Manson do Garbage, Grohl do Foo Fighters, Billy Joel, Bryan Adams, Josh Homme e Rod Stewart, entre outros.
Foo Fighters presta homenagem ao falecido fundador do Mushroom Group, Michael Gudinski, durante show australiano
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca