Larissa Goretkin lança seu mais novo trabalho autoral, Inner Cartography Volume 2, no dia 1º de maio

Diário Carioca

Inspiração é o que não falta para a musicista brasileira Larissa Goretkin, que está morando em Portugal desde 2019. No dia 1º de maio (segunda-feira), dia do seu aniversário, ela lança nas principais plataformas digitais seu mais novo trabalho autoral Inner Cartography Volume 2. Larissa Goretkin, além de compor todas as músicas, canta, toca flauta e piano no álbum.

Com 10 faixas (33:47), o trabalho pode ser definido como pop acústico e new jazz, tendo o cello em todas as músicas. Espérate é a única canção em espanhol, há 3 em português: Coco do Karma, Lua Sizígia e Ansiedade de Carnaval. Em ingles, Larissa escolheu Raindrops; I Belong to Me; The Sky; Lovely Lullaby; The Truth e I Still Love You.

“Este álbum é uma continuação do anterior, no qual mostro minhas composições ao lado do meu amor, Leleia Glitter, que toca o cello, além de ser responsável por toda a fotografia do álbum e dos vídeos clipes. Para “Coco do Karma”, convidei Mariana Bernardes, grande cantora e amiga que empresta sua voz e cantamos em parceria, e Thiago Duarte, amigo, professor e percussionista de mãos cheias, que completa com um instrumental percussivo”, revela a musicista.

Para a canção I Belong to Me, participa Matias Correa, que fez a coprodução musical do álbum e nesta faixa toca baixo acústico e canta. Em The Truth, chega mais uma convidada e amiga, Beli Bertalha, nos backing vocals. Beli é também a responsável por toda a parte de edição de vídeo do álbum e as animações do Álbum Poético Visual.  

Os arranjos de cello são de Miguel Bevilacqua; o design é de Carolina Aranha, tanto da parte impressa, como das colagens do Àlbum Poético Visual, ambos grandes amigos de Nova Friburgo, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro, que também participaram do volume 1.

O álbum Inner Cartography Volume 2 foi gravado em Portugal, assim como o volume 1, e co produzido, mixado e masterizado por Matias Correia, no Rio de Janeiro/Brasil, grande amigo de vida de Larissa e que segundo ela, soube polir suas composições com maestria.

Desde 2022, quando foi lançado o Inner Cartography Volume 1, Larissa se apresentou ao lado de seu companheiro Leleia Glitter (cello) no Festival de Músicos de Aveiro, que contou com a participação de um público muito entusiasmado e fizeram ótimos contatos. A artista também se apresentou no Pinguim no Porto, no Liquidambar, Festival FM organizado pela Rede Ex Aequo em Coimbra, e ganhou o Prêmio Show4me Team Prize, da plataforma de shows virtuais na qual faz show desde 2020. Por todo este sucesso, ainda este ano estão terminando a produção de um Song Book, com cifras e letras dos dois volumes deste trabalho, para disponibilizarem aos interessados que queiram conhecer melhor e tocar as suas composições.

Sobre a musicista

A compositora, cantora eflautistaLarissa Goretkin nasceu no Rio de Janeiro/Brasil, foi criada no Chile, evadida para Nova Friburgo (Região Serrana/RJ) e migrada para Portugal (Aveiro) há aproximadamente 4 anos. Foi no período da pandemia Covid-19, quando precisou se isolar, que veio grande parte da sua inspiração para compor.

Por meio das redes sociais criou uma base de fãs e amigos dos cinco continentes, por isso também o inglês é tão presente em seus álbuns, para poder se comunicar com quem não fala a sua língua, o português do Brasil.

Com quase 100 composições, Larissa, que completará 44 voltas em torno do Sol no dia do lançamento do seu segundo álbum, 1º de maio (segunda-feira), iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade, no Chile, através da flauta doce. Passou a tocar flauta transversa aos 11 anos e aos 12 integrou uma orquestra infanto juvenil com a qual fez turnê por aquele país.

De volta ao Brasil, na adolescência, começou a participar como flautista de diversas formações musicais de gêneros variados, como MPB, música regional brasileira e rock progressivo, com as quais se apresentou em teatros e espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro/Brasil. Sua trajetória é cheia de histórias e experiências, que ela conta em seu site https://goretkinlarissa.wixsite.com/innercartography

Inner Cartography

O nome do álbum, Cartografia Interna, em português, vem desse mapeamento que Larissa Goretkin faz dela: “Estou sempre procurando internamente como posso utilizar as minhas referências artísticas e musicais para criar algo novo. Minha inspiração também vem do que percebo do mundo, da natureza e da natureza humana; me interessa muito o que é ao mesmo tempo particular e universal, vejo grandiosidade nas pequenas coisas e valorizo muito meu subjetivo. Antes de me lançar nessa aventura de gravar um álbum de músicas autorais me questionei se não seria tarde demais para começar uma nova carreira, apesar da música estar desde sempre na minha vida, seria, e está sendo, uma grande aventura estar à frente de um projeto autoral”.

Créditos Inner Cartography Vol 2

1-    Raindrops

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Cello: Leleia Glitter

2-    Coco do Karma

Composição, vocal e flauta: Larissa Goretkin

Vocal: Mariana Bernardes

Percussão: Thiago Duarte

3-    I Belong to Me

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Cello: Leleia Glitter

Baixo, metalofone e vocal: Matias Correa

4-    The Sky

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Cello: Leleia Glitter

Baixo: Matias Correa

5-    Espérate

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Cello: Leleia Glitter

6-    Lovely Lullaby

Composição e vocal: Larissa Goretkin

Harmônica: Indiara Sfair

Piano: Julien Amar

7-    The Truth

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Vocal: Beli Bertalha
Cello: Leleia Glitter

Baixo: Matias Correa

8-    Lua Sizígia

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Cello: Leleia Glitter

9-    I Still Love You

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Cello: Leleia Glitter

Baixo: Matias Correa

10- Ansiedade de Carnaval

Composição, vocal, piano e flauta: Larissa Goretkin

Cello: Leleia Glitter

Baixo, metalofone, vocal e percussão: Matias Correa

Gravação: Sandra Bullet (Coimbra, Portugal)

Coprodução, Mixagem e Masterização: Matias Correa (Rio de Janeiro, Brasil)

Arranjos para Cello: Miguel Bevilacqua

Designer: Carolina Aranha

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca