A temporada de shows no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Engenho de Dentro – que terá mais um capítulo neste sábado (8-8) com o Numanice, da cantora Ludmilla -, traz mais do que simplesmente entretenimento para a Zona Norte do Rio. A série de eventos produzirá até o fim do ano uma polpuda receita para a cidade.
“O Nilton Santos é a única opção viável para grandes eventos no Rio e o papel da subprefeitura é garantir o conforto da experiência do cidadão e ganhar a confiança de que a Zona Norte pode abrigar esses grandes espetáculos. Nosso papel é fazer com que as pessoas sintam que valeu a pena a visita e queiram sempre voltar”, afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.
Os três dias de shows do ColdPlay, em março, trouxeram um impacto econômico favorável de R$ 86,3 milhões em se considerando a venda de ingressos e os gastos com comida, bebida e transportes. Os cálculos são da Prefeitura do Rio.
Os números ultrapassam esse valor levando-se em conta os gastos dos turistas que vieram exclusivamente para o show. E para o Numanice, a organização prevê que cerca de 7% do público será de fora do estado do Rio.
O Numanice representa mais uma etapa da consolidação da Zona Norte como o mais novo palco de grandes eventos musicais, nacionais e internacionais. Além do Coldplay e do Numanice, o Engenhão ainda receberá em 2023 os espetáculos do The Weekend, Rebeldes, Red Hot Chilli Pepers, Taylor Swift e Roger Waters.
A indicação para os fãs que vão ao Numanice é de que o traslado até o estádio seja feito através do transporte público. Supervia e Metrô já realizaram um planejamento conjunto a fim de atender os fãs. A Supervia montou um esquema para a ida, em que trens sairão da Central do Brasil, de Santa Cruz/Japeri e de Saracuruna com intervalos, respectivamente, de 15, 30 e 40 minutos.
Para a volta, a concessionária destinará viagens paradoras no intervalo entre 22h40 e 0h30 no sentido Central do Brasil e Santa Cruz/Japeri. Para o ramal Saracuruna, haverá duas viagens com horários determinados: 23h45 e 1h.
O Metrô terá sua operação prolongada até 1h do domingo (9-7) para transportar as pessoas que vierem nos trens da Supervia rumo à Central do Brasil e tiverem como destino as estações das linhas 1, 2 e 4.
Haverá ainda uma fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal e da Cet-Rio no sentido de impedir que os veículos não possam mais acessar as vias que serão fechadas ao tráfego a partir das 16h deste sábado. Desde a madrugada, em varias ruas do entorno do Estádio Nilton Santos já esta proibido o estacionamento.
Local
Estádio Nilton Santos – Engenhão
Rua José dos Reis, 425 Engenho de Dentro
Rio de Janeiro, RJ