O protagonismo feminino dentro da nossa sociedade tem cada vez mais se expandido para espaços no mercado de trabalho que em épocas passadas eram ocupados exclusivamente por homens. Atualmente as mulheres desenvolvem atividades em áreas como a construção civil, indústria e agropecuária, executando tarefas que envolvem força e inteligência. Mas e no setor da Produção Artística, quando se pensa em nomes de grande projeção, quantas mulheres são lembradas com destaque como personalidades importantes dentro das áreas de composição musical, percussão e produção, por exemplo?
O espetáculo Elas por Elas, idealizado pela multiartista Nana Kozak, vem objetivamente lançar luz sobre o universo de composições femininas, igualmente interpretadas por mulheres, com o objetivo de contrapor-se às ideias centralizadas a partir do universo masculino, no que diz respeito à nossa produção cultural, reorientando o olhar do grande público para uma cadeia produtiva da arte mais plural e feminina.
O espetáculo inédito inova em valorizar o olhar voltado para a questão da composição feminina, reconhecendo portanto, a importância da existência de outras iniciativas culturais e personalidades que nos precederam – a exemplo de D. Ivone Lara, que mesmo transbordante de talento artístico laboral, foi impossibilitada inicialmente de assinar as suas próprias composições – e que são as referências que possibilitaram nosso interesse na produção profissional de arte musical feminina, voltada para esse mercado de trabalho.
O espetáculo garante dar aos ouvidos e olhos da plateia, o drama, a dor e as delícias no universo da mulher na composição, aliado aos movimentos e vibrantes de uma intérprete versátil e apaixonante que ama dividir seu maior prazer. Cantar.
Segundo a artista, cantar é mais do que um ofício; é uma maneira de se libertar, de se reinventar como artista e como mulher, além de transcender sua própria personalidade.
Num palco todo fêmeo (Nana canta acompanhada de Aline Colombani), cantora e musicista, caminharão pelas belas veredas da composição, principiando pelas grandes Damas: Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Dona Ivone Lara; passando pela impecável obra das consagradas Rita Lee, Angela Ro Ro, Fátima Guedes, entre outras e abrindo espaço para novas compositoras da cena musical brasileira.
Ficha Técnica
Roteiro, concepção e direção geral: Nana Kozak
Direção Cênica: Júlio Luz
Direção Musical e Violão e Guitarra: Aline Colombani
Figurino: Almir França
Programação Visual: Josué Ribeiro
Preparadora Vocal e fonoaudióloga: Verônica Machado
Coordenação do Projeto: Lamparina Produções Culturais – Júlio Luz
Serviço
Sexta – 29/07/2022 – 19h
Duração: 80 minutos
Ingresso – R$ 40,00
Centro da Música Carioca Artur da Távola
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca
Informações: (21) 3238-3831
Classificação etária: 14 anos