Madlib e ‘Madvillainy 2’ de MF DOOM ainda está em obras, 20 anos após a chegada de ‘Madvillainy’.
O lendário rapper, cuja morte foi confirmada na véspera de Ano Novo de 2020, juntou-se a Madlib para lançar o aclamado álbum de 2004 sob o nome colaborativo Madvillain.
Agora, Madlib confirmou que ‘Madvillainy 2’ ainda está a caminho. Aparecendo no Hot 97 ao lado de Talib Kweli para promover seu novo conjunto de projeto, ‘Liberation 2’, Madlib disse ao apresentador Peter Rosenberg: “Temos cerca de 10 com base. [It’s] simplesmente não está completo.
“É mais como uma demo para mim porque não juntamos as peças nem nada e algumas delas parece que ele só fez uma tomada e é isso. [But] Eu vou terminar. Eu tenho que mudar muitas batidas porque algumas das batidas também foram usadas.”
Madlib também destacou que o projeto estava em andamento há quase duas décadas, com o processo de gravação iniciado logo após o lançamento de ‘Madvillainy’. DOOM, no entanto, fazia apenas algumas músicas por ano.
A dupla lançou o álbum pela Stones Throw Records – com o fundador Peanut Butter Wolf revelando que uma sequência estava a caminho no momento da morte de DOOM. Ele estava “85% pronto” com a sequência na época.
“DOOM estava sempre me dizendo ‘Está 85% pronto, está 85% pronto.’ Esse foi o número mágico”, disse Wolf no Juan Ep está morto podcast.
Ele continua lembrando como DOOM inicialmente invejou a ele 11 faixas para o projeto em 2009, mas queria adiar o lançamento do projeto até que “mais algumas músicas” fossem finalizadas.
“Fiquei um pouco frustrado e fiquei tipo, sabe, ‘Vai acontecer quando tiver que acontecer’. Não quero ser o cara que força a criatividade nem nada”, acrescentou.
‘Liberation 2’ de Talib Kweli e Madlib, uma sequência de seu álbum colaborativo de 2007, foi lançado no mês passado. Apresenta uma contribuição póstuma de Mac Miller, bem como colaborações com Q-Tip, Wildchild, Roc Marciano e Westside Gunn.
Em outras notícias, Madlib confirmou no mês passado que tem vários novos projetos em andamento, incluindo um novo álbum do Mac Miller que está quase pronto.
De acordo com Madlib, o trabalho no próximo LP começou “anos atrás”, no entanto, ele só recentemente ganhou a bênção do espólio de Miller. Miller morreu em setembro de 2018 após uma overdose acidental. Ele tinha 26 anos.
Em outra parte da mesma entrevista, Madlib também confirmou que está trabalhando em um novo álbum de Erykah Badu e em um novo projeto envolvendo o rapper californiano Planet Asia. Nenhum detalhe envolvendo os títulos dos álbuns ou datas de lançamento foram anunciados ainda.