O álbum de estreia seminal do Dr. Dre 'The Chronic' chegou às plataformas de streaming hoje, permitindo que toda uma nova geração de fãs de rap desfrute o recorde histórico pela primeira vez.
Lançado em dezembro 1992, a estréia solo de Dre é considerada um dos maiores registros de hip-hop de todos os tempos – gerando hits como 'Nuthin But A' G 'Thang', 'Let Me Ride' e 'Fuck with Dre Day.'
Hoje, os serviços de streaming marcaram 4 / 20, tornando-o acessível em suas plataformas pela primeira vez – com pessoas como Spotify, Apple Music e Tidal todos os hospedam.
Descrevendo o impacto de 'The Chronic' em uma nova retrospectiva
, retrospectiva do disco, Will Lavin da NME escreveu: “Ao pensar no impacto de 'The Chronic', o que provavelmente é o mais esquecido é a onda de choque que ele enviou à indústria nos próximos anos.
“Foi a base de uma das gravadoras mais dominantes na história da música. No auge de seus poderes, a Death Row Records faturava US $ 100 milhões por ano – e provava que o rap hardcore poderia impulsionar uma máquina de sucesso na música pop . Com o tempo, inspiraria potências de gravadoras como a Cash Money Records, a Top Dawg Entertainment e muito mais.
“Em um sentido mais linear, 'The Chronic' forneceu um trampolim para muitos florescerem. Embora Snoop Dogg seja óbvio, Daz e Kurupt tiveram uma corrida bem-sucedida como Tha Dogg Pound , assim como Nate Dogg antes de sua morte em 2011, apresentando nas músicas de 50 Cent , Fabolous e Ludacris , com muitos o considerando um dos maiores cantores de gancho do nosso tempo. ”
No mês passado, “The Chronic” foi incluído no Registro Nacional de Gravação. Junto com Whitney Houston “Eu sempre te amarei” de 1992, ambas foram as adições mais recentes ao registro, com a música tendo que ter pelo menos dez anos antes de poder ser considerada para inclusão.