The 1975 foi proibido de se apresentar na Malásia depois que Matty Healy criticou o governo e as leis anti-LGBTQ durante o set do festival

Diário Carioca

O restante do Good Vibes Festival da Malásia foi cancelado depois que Matty Healy, do The 1975, criticou as leis anti-LGBTQ do país e seu governo no palco em seu set principal.

A banda também foi proibida de se apresentar na Malásia, de acordo com a agência oficial do país responsável pela aprovação de filmagens e apresentações de artistas estrangeiros.

Durante uma manchete na noite de sexta-feira (21 de julho), Healy criticou as leis anti-gays do país, criticou seu governo e beijou o baixista Ross MacDonald no palco. “Não vejo sentido em convidar The 1975 para um país e depois nos dizer com quem podemos fazer sexo”, disse Healy à multidão. O set de 1975 foi interrompido, a banda deixando o palco duas músicas após as declarações de Healy.

A lei da Malásia criminaliza a atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo, com seu código penal criminalizando “relações carnais contra a ordem da natureza” e atos de “indecência grosseira”.

Após o incidente, o festival de Kuala Lumpur divulgou um comunicado oficial dizendo que o set de The 1975 foi interrompido devido ao “descumprimento das diretrizes locais de desempenho”, mas que os dois dias restantes do festival continuariam, com os fãs com ingressos para sexta-feira podendo assistir a um dos dois dias de graça.

No entanto, na tarde de sábado, o ministro das comunicações da Malásia caiu nas redes sociais que havia sido encontrado com os organizadores do festival Future Sound Asia e ordenou o cancelamento do restante do festival. O Good Vibes Festival emitiu um comunicado oficial para confirmar seu cancelamento e que a decisão foi tomada após o incidente durante o set de The 1975.

Saya também participou do festival Good Vibes 2023 iaitu Future Sound Asia, susulan aksi dan quenyataan sangat biadab yang dipamerkan oleh artis dari UK “The 1975” di Sepang malam tadi. pic.twitter.com/0X0xjnAmVJ

— Fahmi Fadzil 🇲🇾 (@fahmi_fadzil) 22 de julho de 2023

Ele escreveu no Instagram: “Lamentamos profundamente que a programação restante do Good Vibes Festival, iniciada para hoje e amanhã, tenha sido interrompida após a polêmica conduta e comentários feitos pelo artista britânico Matty Healy, da banda The 1975.

“A decisão atende à diretiva de cancelamento imediato conectado às 13h20 do dia 22 de julho de 2023, pelo Ministério das Comunicações e Digital. O Ministério sublinhou sua posição inabalável contra quaisquer partes que desafiem, ridicularizem ou violem as leis da Malásia”.

Em uma declaração mais longa à mídia, o festival alegou que havia sido “tranquilizado” pela administração do The 1975 antes do show de que Healy e a banda “seguiriam as diretrizes locais de apresentação”.

“Infelizmente”, escreveram eles, “Healy não honrou essas garantias, apesar de nossa confiança em seu compromisso. As ações de Healy nos pegaram de surpresa e interrompemos o show o mais rápido possível após o incidente.”

Eles complementam: “O comportamento não profissional de Healy e o desafio aberto às leis e regulamentos da Malásia são perturbadores. Healy optou por utilizar sua performance como uma plataforma para expressar suas opiniões pessoais, em vez de apresentar o show de qualidade que seus fãs malaios esperavam ansiosamente. Este ato é profundamente injusto para seus fãs que estavam ansiosos para desfrutar de uma experiência musical vivida.

“[Future Sound Asia] agora resta abordar as repercussões das ações tomadas por um indivíduo que não está presente para ser responsabilizado e enfrentar as instruções de suas ações – impactando fãs, participantes da indústria e da nação”.

NME entre em contato com os representantes do The 1975 para comentar. Até sexta-feira, a banda não havia comentado oficialmente sobre o incidente, embora uma fonte próxima à banda tenha dito Variedade que “Matty tem um longo histórico de defesa da comunidade LGBTQ+, e a banda queria defender seus fãs e comunidade LGBTQ+.”

Em uma história no Instagram hoje (22 de julho), Healy respondeu à notícia, compartilhando a declaração de cancelamento do festival e escrevendo: “Ok, bem, por que você não tenta e não fica com Ross por 20 anos. Não é tão fácil quanto parece.

Um representante do Good Vibes Festival não fez comentários quando questionado sobre uma resposta à história de Healy no Instagram.

Crédito: @trumanblack/Instagram. Após o set, a Agência Central da Malásia para Solicitação de Filmagem e Performance de Artistas Estrangeiros (Puspal) proibiu o The 1975 de se apresentar na Malásia devido ao incidente, conforme revelado em um comunicado comunicado pelo ministro das comunicações e digital Fahmi Fadzil. Puspal também apresentou um boletim de ocorrência contra o artista e os organizadores do festival.

Segundo a imprensa local Malásia grátis hojeFahmi, que chamou as ações de Healy de “muito rudes”, escreveu no sábado (22 de julho): “A posição do governo de unidade é muito clara. Não haverá compromisso com qualquer parte que desafie, menospreze ou viole as leis da Malásia.

“Portanto, orientei pelo cancelamento imediato do festival, que deveria continuar até amanhã.”

Kementerian Komunikasi and Digital (KKD) pandang serius aksi sangat biadab kumpulan The 1975.

Postado por Fahmi Fadzil na sexta-feira, 21 de julho de 2023

Durante a atração principal do The 1975 na sexta-feira, Healy disse à multidão: “Eu cometi um erro. Quando estava agendando shows, eu não estava olhando para isso. Não vejo porra de sentido, certo, não vejo sentido em convidar The 1975 para um país e depois nos dizer com quem podemos fazer sexo.”

Ele continuou: “Sinto muito se isso te ofende e você é religioso e faz parte da porra do seu governo, mas seu governo é um bando de retardados e eu não me importa mais. Se você puxar, eu vou puxar de volta. Eu não estou com disposição, não estou com disposição.

Mais tarde, Healy disse à multidão que a noite não apresentaria um conjunto de seu material mais “edificante” devido à sua confissão.

“Infelizmente, você não recebe um monte de canções edificantes porque estou furioso e isso não é justo com você porque você não representa seu governo”, disse ele. “Porque vocês são jovens e tenho certeza que muitos de vocês são gays, progressistas e legais. Então eu deixeii o show ontem e conversamos e dissemos ‘Sabe de uma coisa? Não podemos decepcionar essas crianças porque elas não são o problema’.”

Parecendo fazer referência ao incidente de 2019 em que beijou um fã durante um show em Dubai, desafiando as rígidas leis anti-LGBTQ no estado árabe, Healy acrescentou: “Mas, eu já fiz isso antes, fui para um país onde, não sei o que diabos é isso? Ridículo. É ridículo dizer às pessoas o que elas podem fazer com isso e aquilo [points to groin and mouth] e se você quiser me convidar aqui para fazer um show, pode se foder. Vou pegar seu dinheiro, você pode me banir, mas já fiz isso antes e não me sinto bem e estou ferrado.”

Imagens feitas por fãs que admiraram que após seu discurso, o baixista Ross MacDonald foi até ele e os dois esperaram a se beijar. Depois de sua sétima música, ‘I Couldn’t Be More In Love’, Healy disse à multidão que eles tinham que ir, alegando que a banda havia “acabado de ser banida de Kuala Lumpur”. O 1975 então deixou o palco.

Matty Healy de 1975 no palco em Finsbury Park. CRÉDITO: Jordan Hughes Curtis Este ano marcou a 10ª edição do Good Vibes Festival. The Kid LAROI seria a atração principal no sábado e The Strokes no domingo. Outros artistas escalados para o resto do fim de semana incluem Ty Dolla $ign, Porter Robinson, Lee Hi e DPR LIVE & DPR IAN.

Em uma declaração mais longa enviada à mídia, o organizador do festival Future Sound Asia disse que seu cancelamento foi um “golpe financeiro catastrófico” para a empresa e “definitivamente” teria repercussões mais amplas. “Tememos que isso corroa a confiança dos promotores de música e de várias partes interessadas na indústria de entretenimento ao vivo em todo o país e ameace a estabilidade de nossa crescente cena de artes ao vivo”, diz o comunicado.

O comunicador disse que a empresa “mantém-se firmemente[s] nossa política exige que todos os artistas que se apresentam em nosso festival respeitem e comprem as leis e diretrizes da Malásia”.

“Esperamos que esses princípios sejam tolerados durante as apresentações. Como organizadores do festival, a FSA agradece a confiança que nossos fãs e autoridades depositaram em nós ao longo dos anos. Levamos muito a sério nosso papel em fornecer uma experiência musical segura e agradável”.

A declaração citou o fundador da Future Sound Asia, Ben Law, que disse: “Nos últimos dez anos, construímos o Good Vibes Festival para ser uma plataforma exclusivamente da Malásia para experiências musicais apreciadas. Este festival não é uma franquia transferível, mas uma marca construída desde o início em solo malaio, cultivada por dedicação inflexível, resiliência e risco financeiro.

“Agora, este trabalho de amor de uma década enfrenta uma ameaça sem precedentes devido às ações de um único indivíduo. Este é um momento muito desafiador para nós.”

O festival disse estar “comprometido em aprender com essa experiência e tomar as medidas necessárias para fortalecer a comunicação com os artistas e suas equipes de gestão. Vamos enfatizar a importância do profissionalismo e do cumprimento das regulamentações locais para garantir que os eventos futuros sejam mantidos com ainda mais cuidado e diligência”.

O comunicado também disse que atualizará os doentes de ingresso sobre “mecânica de reembolso o mais rápido possível”.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca