TV Brasil resgata emocionante apresentação de Emílio Santiago em 1985

Diário Carioca
Grandes_Musicais_Emilio_Santiago_1985_Credito_Acervo_TV_Brasil

A série Grandes Musicais apresenta uma performance especial do saudoso cantor Emílio Santiago neste sábado (29), às 18h30, na TV Brasil. Com sua voz inconfundível, o crooner embala o público numa apresentação singular. Nesse espetáculo, o artista interpreta sucessos de vários compositores.

No repertório, ele entoa clássicos que cantou em sua trajetória como “Tudo é Brincadeira”, “Emoção”, “Revelação”, “Coragem Pra Se Separar”, “A Tua Presença”, “Helena, Helena, Helena”, “Feliz”, “Um Homem Uma Mulher”, “Dois Corações”, “Ardume” e “Tá Na Hora”.

A emissora pública utiliza material preservado no acervo para homenagear Emílio Santiago. Com direção do jornalista e compositor Fernando Lobo para o programa musical “Chão de Estrelas”, o espetáculo foi gravado no tradicional estúdio 3 da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro em 1985. O musical tem comentários da atriz Eloá Dias e do próprio Fernando Lobo.

Considerado um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos, o carioca Emílio Santiago era reconhecido no país e no exterior pelo público e pela crítica. O veterano conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode, pelo álbum “Só danço samba” (2012), um ano antes de falecer.

Emílio Santiago deixou uma vasta discografia que totaliza 30 álbuns lançados entre 1975 e 2012. O querido artista estava com 66 anos quando partiu precocemente após sofrer um AVC há sete anos, em 20 março de 2013.

Entre as realizações da carreira do cantor, vale destacar a série Aquarela Brasileira em que gravou sete LPs dedicados exclusivamente ao repertório do cancioneiro nacional. O projeto desenvolvido entre 1988 e 1994 ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas.

Naquela época, Emílio Santiago ainda gravou o sucesso “Saigon”, de Claudio Cartier, Paulo César Feital e Carlão, música densa que precisava de um registro feito por um intérprete que tivesse a empatia que o artista criou com o público.

Sobre Grandes Musicais

No ar como produção especial na faixa Verão Show em janeiro, a série Grandes Musicais integra a programação de linha da TV Brasil desde abril. A emissora pública apresenta 13 show históricos preservados no acervo com imagens raras de grandes ícones da música nacional.

A produção resgata performances com personalidades da música popular brasileira como Emílio Santiago, Neguinho da Beija Flor, Leny Andrade, Elza Soares, João Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal.

Com uma hora de duração, as performances foram gravadas pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990. Os espetáculos estão conservados no acervo da emissora pública. A série Grandes Musicais combina sucessos do repertório de astros com depoimentos dos próprios artistas.

No ar pela TV Brasil aos sábado, às 18h30, a produção disponibiliza os shows históricos na íntegra no site http://tvbrasil.ebc.com.br/grandesmusicais. As apresentações também pode ser vistas por meio do aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, bem como no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Grandes Musicais – sábado, dia 29/2, às 18h30, na TV Brasil

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca