“Antes do Ano Que Vem”, com Mariana Xavier, chega ao Imperator. Peça é uma comédia leve e esperançosa sobre nossas dores emocionais e nossa capacidade de nos reinventar pra contornar os desafios da vida.
“A peça se passa na noite de Réveillon, quando há um aumento significativo no número de ligações com pedidos de ajuda. Datas como esta, de “felicidade obrigatória”, fazem aflorar ainda mais as emoções de quem não está lá muito satisfeito com a própria vida”, explica a atriz.
“Antes do Ano Que Vem” também se propõe a discutir questões fundamentais para a sociedade contemporânea, como solidão, empatia, solidariedade e a nova ditadura de felicidade imposta pelas interações virtuais. “O humor abre portas para novas percepções do mundo. Vivemos num tempo em que rir é o primeiro remédio para as nossas mazelas. Com este texto e o grande talento de Mariana, damos um salto além no humor atual que fala das mulheres”, afirma o diretor Lázaro Ramos.
Mariana Xavier também confessa que um misto de excitação e medo é o que toma conta de tanta gente na noite de réveillon e também o que eu sinto nesse momento, encarando meu primeiro espetáculo solo. Ela conta,” “Antes do Ano Que Vem” já é o maior desafio da minha carreira e prova que é possível fazer arte popular com qualidade e sensibilidade. Acredito na comédia como ferramenta não só de entretenimento, mas de crítica e reflexão. Acredito também no poder transformador da empatia e é através dela que esperamos que o público saia do teatro leve, afagado e um pouco transformado também.”
Mariana Xavier se desdobra para dar vida a sete mulheres que terão suas histórias conectadas através da Central de Apoio aos Desesperados. São elas: DIZUÍTE, a faxineira do CAD que só queria terminar o trabalho e passar a Virada com a família. DRA TELMA, a terapeuta deprimida. JUSSARA, a atendente de telemarketing que sonha em voltar para o emprego de cozinheira. GRACINHA, a anfitriã cujos convidados não aparecem na festa, mas se esconde na positividade tóxica. MARIA DE LOURDES, a socialite falida prestes a matar o marido. MICHELLE, a adolescente carente de atenção dos pais que foi traída pelo namorado e pela melhor amiga. TIA XINDA, a idosa que não sabe como pedir desculpas à sobrinha pela briga no Natal.
É noite de Ano Novo. Dra Telma, a psicóloga plantonista do CAD, não aparece pra trabalhar e Dizuite, que não foi preparada para a função, mas administra com sabedoria popular as dores e delícias do próprio cotidiano, é quem acaba auxiliando as pessoas que estão do outro lado da linha em busca de ajuda, de um conselho, de um ombro ou apenas de alguém que as escute. Com sua “psicologia própria”, hilária e impulsiva, Dizuite assume a missão de mostrar a essas mulheres que vale a pena viver e que ainda dá pra ser feliz ANTES DO ANO QUE VEM.
O espetáculo que já teve 62 apresentações, já foi assistido por mais de 24 mil pessoas em 14 cidades e 11 Estados.
SERVIÇO
Dias: 20, 21 e 22 | 27, 28 e 29 de Janeiro (dois finais de semana)
Sextas e Sábados às 20h | Domingos às 19h
Local: IMPERATOR – Centro Cultural João Nogueira ( Rua Dias da Cruz, 170 – Méier)
Vendas: SHOWPASS | Na bilheteria do teatro ou pelo site showpass.com.br
Classificação: 12 anos