“CUIDADO QUANDO FOR FALAR DE MIM”. Idealizado e dirigido por Ricardo Santos, e conta com encenação da peça e rodas de conversa nasceu nas trocas estabelecidas em reuniões de acolhimento da ONG Grupo Pela Vidda, onde o diretor indicado ao Prêmio Shell 2019 pelo espetáculo O Rinoceronte, foi convidado a ministrar uma oficina teatral. A oficina não chegou a acontecer, mas, a partir desses encontros, Ricardo percebeu o quanto era urgente falar do HIV, seus impactos na vida da população, os avanços da medicina e os estigmas de uma doença social.
Tendo a dramaturgia construída com base em fatos, o espetáculo encontra o ficcional em alguns pontos e traz o cotidiano como forma de aproximação, criando pontes de identificação. “Em cena, as trajetórias dos personagens têm em comum o atravessamento pelo HIV, não o vírus. Não pretendemos trazer na essência da montagem o olhar da vitimização, tampouco o lugar de inferiorização”, salienta o diretor, que encontrou uma nova forma de levar o depoimento à cena atravessado pelo tempo e o espaço, como forma de deslocar o presente do futuro e do passado.
“Ao passo que a ciência muito avançou em relação ao HIV, o estigma e o preconceito em quase nada avançaram. Não se fala sobre o HIV, simplesmente teme-se o vírus”, pondera. “Porque é possível dizer sem rodeios que se é diabético ou hipertenso e não se fala do mesmo modo sobre o HIV, se todos têm a mesma classificação técnica de doença controlada? O HIV é um vírus social, carregado de estigmas e repleto de fantasmas do passado, que vive impenetrável no imaginário e no consciente coletivo”, ressalta o diretor.
Assegurar o direito de ser respeitado, independente da sorologia, é de suma importância para Ricardo, que acredita que o silêncio adoece e mata. “A frase do título é uma forma de alerta. Envolve o respeito. Pressupor o que de fato não se conhece é uma forma de preconceito. Os espaços de diálogo conquistados por meio da mobilização estão abalados por um crescente silêncio que sufoca as vozes críticas. Hoje é possível viver bem com HIV, mas não é como viver sem ele”, finaliza.
SERVIÇO – Única Apresentação:
“CUIDADO QUANDO FOR FALAR DE MIM”
25 de outubro de 2022.
Terça, às 20h
Teatro Municipal Café Pequeno
Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon
Ingressos: R$ 40,00
Duração: 70 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Vendas:
*FICHA TÉCNICA*
Direção e Idealização do Projeto: Ricardo Santos
Elenco: Juracy de Oliveira, Laura Araújo, Maurício Lima, Nina da Costa Reis, Taye Couto, Vinicius Teixeira e Whiverson Reis
Participação em Vídeo: Jordhan Lessa
Texto: Carolina Lavigne
Assistente de Direção e Vídeos: Isabella Raposo
Figurino: Tatiana Rodrigues
Direção Musical: Rodrigo Marçal
Iluminação: Eugenio Oliveira
Programação Visual: Josué Ribeiro
Assessoria Técnica: Márcia Rachid e Regina Bueno
Técnico: Igor Gouvêa
Produção Executiva: Leticia Napole e Júlio Luz