“CARANGUEJA”, escrita por Tereza Seiblitz, no Sesc Copacabana

Diário Carioca

A peça “CARANGUEJA”, escrita por Tereza Seiblitz e dirigida pela piauiense Fernanda Silva, fala da força criadora do planeta Terra. O manguezal, formação vegetal de grande biodiversidade situada na transição entre os ambientes terrestre, fluvial e marinho, é a imagem apresentada pelas artistas sugerindo o que está em permanente transformação, assim como a vida.

Em tempos de catástrofes ambientais e crises políticas e econômicas, tornou-se urgente, tanto para a atriz quanto para a diretora, falar da importância da preservação deste bioma, bem como de todas as outras formas de vida, hoje ameaçadas pelo comportamento do ser humano. CARANGUEJA reforça a necessidade de agir e tomar para si a responsabilidade pela preservação e defesa deste bioma, entendendo que isso reflete diretamente na nossa qualidade de vida sobre a Terra para todas as espécies. Como já disse o ambientalista e filósofo Ailton Krenak, “a Terra sobrevive sem o ser humano, mas nós não sobrevivemos sem uma Terra viva”.

SINOPSE

Uma mulher, que não sabemos de onde vem ou a que tempo pertence, é atravessada por múltiplas vozes, que ouvimos como se estivéssemos dentro de sua cabeça. Entre elas há desde uma voz de locução de aeroporto até alguém que lê uma notícia de jornal ou um radialista que ensina uma receita de moqueca. As vozes falam de diferentes formas através do corpo da mulher e vão desenhando pistas do que está acontecendo. Uma espécie de metamorfose vai se dando ao longo da ação, levando essa mulher a viver num limiar entre humano e crustáceo, entre mulher e carangueja.

SERVIÇO
Temporada: De 06 até 30 de julho
ONDE: Sala Multiuso do Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana)
HORÁRIOS: 5ª a dom, sempre às 19h
Ingressos na bilheteria
Classificação: 14 anos

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca