Foto: Diego BressaniO Sesc Copacabana recebe o espetáculo de teatro-dança “Depois do Silêncio”, da companhia brasiliense Os Buriti. Com direção de Eliana Carneiro, que também assina as coreografias, e Rogero Torquato, a peça é baseada em fatos reais da vida da menina americana Helen Keller (1880-1968), que perde a visão e a audição ainda na primeira infância, vivendo em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan.
Em cena, as atrizes e dançarinas Camila Guerra e Naira Carneiro interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, respectivamente. A atriz Renata Rezende (surda) traz ao palco um contexto autobiográfico, criando um diálogo paralelo entre o período em que viveram as personagens (os anos 1890) e os dias atuais.
A montagem é encenada em português e em libras pelas próprias atrizes, sem a necessidade de um intérprete, tornando a montagem inclusiva para surdos. “A peça não só pretende contribuir para a reflexão de jovens e adultos sobre a temática da acessibilidade e visibilidade das pessoas com deficiência, mas também ser um exemplo de inclusão a partir do encontro de atrizes ouvintes e surdas em cena”, conta Naira Carneiro.
“Depois do Silêncio” estreou em formato on-line em 2021 no YouTube. Participou dos festivais virtuais “Festival de Mujeres em Escena por la Paz” (Colômbia), “Festival Funarte Acessibilidança” e “Mulher em Cena 2021” (DF). No mesmo ano, a peça teve sua estreia presencial na “MID – Mostra Internacional de Dança”, no CCBB de Brasília; e participou do festival “Campão Cultural” (MS). Em 2022, participou dos festivais “Teatrália” (Espanha), do FTB – Festival do Teatro Brasileiro (Bahia) e do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (SC).
SERVIÇO
Temporada: de 25 de agosto a 4 de setembro de 2022
A sessão do dia 27 de agosto contará com audiodescrição
Local: Sesc Copacabana – Mezanino (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana)
Dias e horário: de quinta a domingo, às 20h.
Classificação: +12
Duração: 60 min.
Capacidade: 70 lugares