‘Festival de Janeiro – Edição Especial’ traz no sábado, dia 17, o espetáculo ‘Era uma vez… A Cigarra e a Formiga’, da Cia. Fábrica de Sonhos, e no domingo, dia 18, a peça ‘A última aventura de Gilgamesh’, da Essaé Cia. Ambas gratuitas e às 16h
O final de semana está recheado de atrações para toda a família durante a programação online e gratuita do “Festival de Janeiro – Edição Especial”. Neste sábado, dia 17 de abril, é a vez da Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto (SP), retornar ao Festival com o espetáculo “Era uma vez… A Cigarra e a Formiga”. A releitura de uma das fábulas mais conhecidas pela garotada e com texto inspirado na fábula de La Fontaine será apresentada às 16h.
A cigarra é uma artista que enfrenta dificuldades impostas pela família e pela sociedade para seguir seu caminho na arte. No entanto, sua profissão possui dissabores e contratempos que a leva a buscar uma oportunidade convencional de trabalho no escritório do Sr. Tião Formiga Saúva. O que a cigarra não sabia é que seria desse encontro inesperado que sua carreira artística iria realmente mudar. A transmissão da peça será realizada pelo site www.festivaldejaneiro.com e também pelo Facebook do Sesi/SP.
No mesmo dia, às 11h, a Cia. Fábrica de Sonhos realiza o workshop: “Personificação de Animais”. E às 17h, após a peça, os integrantes da companhia teatral de Rio Preto participam de um debate, mediado por Drica Sanches, que é atriz e idealizadora do Festival, com a presença de Dib Carneiro Neto, um dos mais importantes críticos da produção teatral feita atualmente para crianças no Brasil.
Já no domingo, dia 18 de abril, último dia do “Festival de Janeiro – Edição Especial”, o grupo que fará o encerramento será Essaé Cia., da cidade de Joinville/SC, com a peça “A última aventura de Gilgamesh”, às 16h. O espetáculo traz à cena de uma forma bem-humorada a obra literária mais antiga da humanidade: Gilgamesh, que foi um grande herói. Apesar de pouco conhecida do grande público, a sua saga é contada há 5.000 anos. Nesta versão da Essaé Cia, Gilgamesh passará por inúmeros desafios para encontrar o seu último desejo: a imortalidade, de uma forma épica como nos tempos em que se tem registro.
No mesmo dia, às 11h, a Essaé Cia. realiza o workshop: “Princípios Básicos do Teatro de Formas Animadas”. E após o espetáculo, a partir das 17h, o grupo de Joinville também participa de um debate, mediado por Guido Caratori, que é ator, dramaturgo e diretor artístico da Cia. Fábrica de Sonhos, com a presença de Dib Carneiro Neto, um dos mais importantes críticos da produção teatral feita atualmente para crianças no Brasil. Guido também dividiu a curadoria do “Festival de Janeiro – Edição Especial”, com o ator, diretor e dramaturgo Eduardo Catanozi.
Peças com tradução em libras
O “Festival de Janeiro – Edição Especial”, realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, fez questão de manter nas apresentações virtuais a tradução em libras, proposta em que o Festival é pioneiro em São José do Rio Preto deste o ano de 2017.
“Estamos descobrindo e experimentando durante o festival, com os coletivos participantes, essa arte de fazer teatro, por meio das possibilidades e dos desafios do universo online. E ainda, cientes do nosso compromisso com a sociedade em fomentarmos a cena cultural com qualidade e acessibilidade, trazemos em todas as nossas transmissões a tradução em libras. A arte nos conecta e a inclusão se faz primordial para atingirmos mais pessoas e os nossos objetivos”, afirma Drica.
Todas as atividades formativas do festival serão realizadas via plataforma Zoom porque a capacidade é limitada a 20 inscritos. “É importante ressaltar que após a apresentação online, os espetáculos ficarão disponíveis no site do festival até o dia 31 de maio”. Os ingressos gratuitos para todas as atividades formativas e os espetáculos estão disponíveis na plataforma Sympla.
O projeto foi contemplado com recursos do edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 – Produção e realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com apresentação online. O “Festival de Janeiro – Edição Especial” tem patrocínio do Riopreto Shopping, apoio do Sesi/SP, World Games e Levare Transportes e promoção da TV TEM.
A realização é da Cia. Fábrica de Sonhos, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, dia 17 de abril
Cia. Fábrica de Sonhos – São José do Rio Preto (SP)
11h: Workshop: “Personificação de animais”
16h: Espetáculo: “Era uma vez… A Cigarra e a Formiga”
17h: Debate mediado por Drica Sanches, com a participação do crítico Dib Carneiro Neto
Exibição: www.festivaldejaneiro.com e retransmissão pelo Facebook do SESI/SP
Domingo, 18 de abril
Essaé Cia. – Joinville/SC
11h: Workshop: “Princípios Básicos do Teatro de Formas Animadas”
16h: Espetáculo: “A última aventura de Gilgamesh”
17h: Debate mediado por Guido Caratori, com a participação do crítico Dib Carneiro Neto
Exibição: www.festivaldejaneiro.com e retransmissão pelo Facebook do SESI/SP