No ano em que completa 44 anos, o Grupo Tá na Rua arrumou uma maneira de encontrar, saudar e receber seu público do jeito que mais gosta e como se consagrou: de graça e na rua. Deste modo, o projeto “Passa Na Praça Que O Tá Na Rua Te Abraça” realizará ao longo do ano cinco apresentações gratuitas pela cidade do Rio de Janeiro, enaltecendo com arte a capital onde o grupo se formou e abordando as questões sociais locais num aceno poético e carinhoso. A primeira apresentação acontece no dia 28 de abril, das 11h às 13h, no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), em Santa Teresa, o bairro que acolheu e abriga Amir Haddad há mais de 50 anos. A apresentação contará com tradução de Libras e o projeto acontece graças ao patrocínio Viva o Talento – Edição Paulo Gustavo.
O evento levará ao público um espetáculo de variedades do Grupo Tá Na Rua, narrando os acontecimentos recentes do país dentro do repertório trabalhado pelo grupo, evoluindo para o que consideram como “contatos imediatos de terceiro grau, de peito aberto e afeto escancarado”. “A principal função de uma ação como essa é realizar um exercício de cidadania coletivo, com o nosso grupo de teatro propondo um movimento cultural onde os cidadãos que estiverem assistindo não fiquem passivamente assistindo. Eles se envolvam completamente”, sublinha Máximo Cutrim, Diretor Musical do projeto e integrante do Tá na Rua.
Um dos precursores da arte pública no Brasil e o único diretor de sua geração vivo e em plena atividade artística, Amir Haddad tem especial apreço pelas demonstrações artísticas nas vias da cidade. “Porque a gente não trabalha com a ideia de espectador. A gente acha que a ideia de espectador nasceu para manter uma parte da população passiva enquanto outra, ativa, toma as rédeas da história e determina como deve ser feito. Então nunca trabalhamos com essa ideia de artistas e público, acreditamos que todo mundo nasce artista, que todo mundo tem essa possibilidade de se expressar e de ir ao encontro de si mesmo”, salienta Amir Haddad.
O que a plateia vai encontrar nas apresentações é sempre inédito; o Grupo Tá na Rua vai propondo ideias com números artísticos e acompanhandoo que vai acontecer no momento. “O pilar da nossa linguagem é a dramaturgia sem literatura, porque a gente não necessita de uma literatura para fazer dramaturgia. Então, é com base no nosso repertório musical, que é muito voltado para uma musicalidade brasileira, para a música popular brasileira, com letras que falam sobre o mundo, sobre o cidadão, sempre voltado para esse olhar teatral de certa forma dos acontecimentos. Uma musicalidade em forma de dramaturgia”, enuncia Máximo.
Para além dessas possibilidades narrativas, o evento é um abraço do grupo à sociedade e suas pessoas, levando uma nova maneira de se olhar para a cultura, feita para todos sem nenhuma distinção. É o contato direto do artista e da sua obra com a população.
FICHA TÉCNICA:
Realização: Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania
Direção: Amir Haddad
Coordenação Geral: Maria Helena Cruz
Direção Musical: Máximo Cutrim
Dramaturgia: Criação coletiva
Direção de Produção: Maria Ines Vale
Elenco: Renata Bronze, Luciana Pedroso, Evandro Castro, Carol Eller, Máximo Cutrim,
Marcelo Evangelista, Isadora Figueira, Daniel Ávila, Maria Clara Coelho, Erise Padilha,
Giovanna Cherly e Rozan
Assistente de Produção: Isadora Figueira
Redes Sociais e Programação Visual: Evandro Castro
Assessoria de Imprensa: Bruno Morais e Gisele Machado (Marrom Glacê Comunicação)
Fotografa: Mariana Pêgas
Tradução em Libras: Felipe Oliver
SERVIÇO:
“Passa Na Praça Que O Tá Na Rua Te Abraça”
Data: 28 de abril de 2024
Horário: 11h às 13h
Onde: Parque Glória Maria
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Telefones: (21) 2215-0621 | (21) 2224-3922
Entrada Gratuita
Classificação Etária: Livre