Infantil Carioquinhas estreia Teatro dos Quatro

Diário Carioca
CARIOQUINHAS - T. dos Quatro - Crédito da Foto - Matheus Miró

Depois dos sucessos de público e crítica dos espetáculos infantis “O Pequenino Grão de Areia”, de João Falcão e “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna”, de Ariano Suassuna, a Kaladan Produções Artísticas estreia, sábado (06/08), às 16h, no Teatro dos 4, seu mais novo espetáculo: Carioquinhas, um convite ao resgate da memória e da beleza cultural e poética da cidade do Rio de Janeiro, com texto e direção de Henrique Kaladan.

A Kaladan Produções Artísticas recebeu diversas indicações do Prêmio CBTIJ de Teatro para Criança com seus espetáculos. Em 2019, com o espetáculo O Pequenino Grão de Areia, de João Falcão nas categorias: preparação Corporal e especial. Em 2017, com o espetáculo O homem da vaca e o poder da fortuna, de Ariano Suassuna indicado nas categorias: ator coadjuvante; direção musical e coreografia.

Criado em 2015, a Kaladan Produções Artísticas vem, desde então, realizando trabalhos memoráveis para o público infantil, conquistando risos, lágrimas, prêmios e aplausos do público carioca. Sempre sob direção de Henrique Kaladan, a companhia explora uma

diversidade de gêneros, estilos e linguagens, tendo subido aos palcos com os seguintes espetáculos: “Nem Tudo Está Azul no País Azul”,  “Pinóquio”,  “A Menina que Mudou o Mundo”,  “O Mágico de Oz”, “Os Três Porquinhos: Uai”, “O Menino do Dedo Verde”,  “O homem da vaca e o poder da fortuna”, “O Pequenino Grão de Areia” e “Frankenstinho”.

O espetáculo infantil “Carioquinhas” conta a história do Rio de Janeiro para as crianças. Desde seu descobrimento, passando pelo Império, pela Capital Federal e chegando aos dias atuais, relembrando seus memoráveis espaços culturais, como o Cassino da Urca, o Maracanã e o Arpoador, além de seus icônicos personagens, como Dom João VI, Carlota Joaquina, Estácio de Sá, Carmem Miranda, sambistas históricos e tantos outros que fazem do “ser carioca” algo único. Além disso, o espetáculo visa mostrar as inúmeras belezas naturais do Rio, que, apesar da falta de cuidado e respeito geral, é, e sempre será, a Cidade Maravilhosa.

Tudo isso será contado pelo papagaio mais famoso, o nosso Zé Carioca, junto dos personagens: Sambinha, Chorinho, Bossa Nova e Funkinho, entre outros da cultura e da história do Rio, com muito humor, músicas, torcidas de futebol, arte circense e criatividade, inseridos na exuberância da natureza, representada por meio de performances corporais.

Como canta Tom Jobim:

“Minha alma canta

Vejo o Rio de Janeiro

Estou morrendo de saudade

Rio teu mar, praias sem fim

Rio você foi feito pra mim Cristo Redentor

Braços abertos sobre a Guanabara”

No repertório, que será reproduzido ao vivo por instrumentos típicos do Rio de Janeiro, como pandeiro, cavaquinho, violão e flauta, temos os clássicos de Tom Jobim, Noel Rosa, Lamartine Babo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Antonio Maria, Haroldo Lobo e Braguinha, que fazem uma crônica da vida e dos costumes do Rio de uma maneira divertida e peculiar.

O espetáculo “Carioquinhas” é um convite a memória, preservação, sentimento, diversão e descontração: uma síntese do que é o Rio de Janeiro.

Henrique Kaladan – Diretor

Iniciou suas atividades no Teatro aos 17 anos, com participação no PROJETO ARMORIAL, criado e dirigido por Ariano Suassuna, no Teatro de Santa Izabel em Recife. Em São Paulo, já formado em Artes Cênicas pela Escola de Arte Dramática EAD- USP, São Paulo, participou da Companhia Teatral de Paulo Autran e de Ruth Escobar. Foi dirigido pelos seguintes diretores: Fauzi Arap e Antônio Abujamra. Seus últimos trabalhos foram: Bailei na Curva, de Júlio Conte, O Pequenino Grão de Areia, de João Falcão e O homem da vaca e o poder da fortuna, de Ariano Suassuna, Nem tudo está azul no País Azul de Gabriela Rabello. E Frankenstinho de Atílio Bari no Teatro dos 4 no Shopping da Gávea.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Henrique Kaladan

Colaboração de texto: André Mansilha

Elenco: Luciano Veneu, Igor Viriato, Gabriela Januário, Luisa Leão, Maria Gabriela Miotto, Raphael Bella, João Paulo Macedo e Ana Luzia Viana.

Figurino: Kaladan

Cenário: Ericeira Junior e Kaladan

Iluminação: Ericeira Junior

Projeção: Plinio Santos

Repertório: Samba, Chorinho, MPB, Bossa Nova e Funk

Músicos em cena: Cyrano Sales, Alexandre Bittencourt e Eber de Freitas.

Coreografia: Mario Cardona

Preparação Circense: Natassia Vello

Assessoria de Imprensa: Júlio Luz

Fotografia: Matheus Miró

Designer: Alexia Reis

Realização: Kaladan Produções Artísticas

Serviço

Carioquinhas

Temporada: 06 de agosto a 25 de setembro de 2022.

Sábado e domingo, às 16h

Teatro dos 4– Shopping da Gávea

Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea

Informações: 22749895

Duração: 60 minutos

Ingresso – R$ 70,00

Classificação etária: Livre (a partir 4 anos)

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca