Mel Lisboa entrega Prêmio Cai de Boca em plena Cracolândia

Diário Carioca

Neste sábado, dia 22 de fevereiro, em meio à agitada folia do carnaval de rua paulista, em um palco montado na esquina das Rua General Osório com a Rua do Triunfo, acontece a entrega do Prêmio Cai de Boca. Uma iniciativa da Cia Pessoal do Faroeste em reconhecimento de pessoas e entidades que recebem a homenagem das mãos de Mel Lisboa, madrinha do evento.

“O Prêmio Cai de Boca destaca aqueles que, de alguma forma, colaboraram ativamente para a construção de uma cidade de direitos, mais humana, ou diretamente com a ocupação política que o Teatro Pessoal do Faoreste e o Instituto Luz do Faroeste realizam na região”, conta Paulo Faria, ator e diretor da Cia. Pessoal do Faroeste.

O nome Cai de Boca é inspirado no filme “Festa na Boca”, de Ozualdo Candeias, 1976, que faz o registro da entrega de um prêmio dado pelos próprios produtores, técnicos e artistas da Boca do Lixo, à eles mesmo, em deboche a crítica que ignorava ou destruía a produção da Boca.

Premiados Cai de Boca 2020:

  1. OAB Direitos Humanos – pelo Balcão de Direitos Humanos.
  2. Deputada Leci Brandão – pela trajetória política no samba.
  3. Deputada Érica Malunguinho – pela Mandata Quilombo.
  4. Bancada Ativista – pela construção coletiva de um mandato.
  5. Vereador Eduardo Suplicy – pela sua atuação na área de Direitos Humanos na Região da Cracolândia.
  6. Preta Ferreira – pela sua trajetória no MSTC.
  7. Astrea Lucena, atriz paraense – pelos 50 anos de teatro e cinema na Amazônia.
  8. Alastra/Loki Bicho pelas feiras e festas que realiza no centro de SP.

Sobre a Cia Pessoal do Faroeste

Em 2020 o Pessoal do Faroeste completou 22 anos. A companhia de teatro tem tido como fonte de pesquisa a vida social e política do povo brasileiro por meio de seu imaginário popular e de sua cultura, e com um olhar especial à cidade de São Paulo, especificamente o centro, onde tem a sua Sede Luz do Faroeste.

Com o objetivo de realizar trabalhos artísticos que reflitam momentos históricos da sociedade brasileira, a proposta é produzir intervenções que valorizem a cidade, o centro de São Paulo e a rel Santo Dias ação de pertencimento com a região. É nela que se desenvolvem os projetos e a contribuição para o espaço urbano. A Cia Pessoal do Faroeste ganhou o Premio Shell em 2014, na categoria Inovação pelo trabalho de ocupação e intervenção social e artística que contribui para transformação urbana da região da Luz. Em 2019, o diretor Paulo Faria recebeu da ALESP O 23o Prêmio Santo Dias em Direitos Humanos.

Serviço

8º Prêmio Cai de Boca

Data: 22 de fevereiro (sábado)

Horário: 12h

Local: Palco na esquina das Rua General Osório com a Rua do Triunfo

Madrinha: Mel Lisboa

www.pessoaldofaroeste.com.br

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca