Depois de uma estreia em Salvador (BA) e outra em São Paulo, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebe o monólogo “E vocês, quem são?”, do carioca Jonathan Raymundo, em uma curta temporada no Espaço Cultural Sérgio Porto neste fim de semana. Com direção e atuação do sergipano Samuel de Assis, a peça aborda temas como raça, gênero e classe para tratar de lugar de fala.
“Bem provocativo”, diz Jonathan Raymundo, sobre a montagem, sua primeira como autor. “Samuel estava no Uruguai gravando alguma coisa e me perguntou se tinha algum texto novo para ele atuar, e eu escrevi.”
“Um convite para o público pensar as responsabilidades sobre a nossa violenta e brutal realidade, a partir de uma leitura sobre a História brasileira”, completa Samuel de Assis.
Na companhia de Machado de Assis, a obra faz uma crítica ácida, a partir de um personagem que sempre é convidado a ouvir, mas nunca a falar.
“Algumas questões colocadas por esse espetáculo precisam ser respondidas por todos, pois se não, continuamos um país do amanhã que nunca amanhece.”
Professor de história e filosofia, Jonathan Raymundo nasceu em Realengo, zona Oeste do Rio. É autor do livro “Pretagonismos”, junto com Rodrigo França. É também criador e produtor cultural do Festival Wakanda in Madureira, além de pesquisador das questões raciais no Brasil. Escritor, palestrante, roteirista e colunista do site Mundo Negro.
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto: Rua Visconde de Silva, s/n, Humaitá. Sex e sáb, às 20h30h; dom, às 19h. (23/09 a 25/09). R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia). 60 minutos. Classificação: 14 anos