24.2 C
Rio de Janeiro
domingo, novembro 24, 2024

“O Incansável Dom Quixote” estreia no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, no Rio

CulturaTeatro“O Incansável Dom Quixote” estreia no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, no Rio

Com ingressos populares, o espetáculo “O Incansável Dom Quixote”, que já passou pela Argentina,  Uruguai, República Dominicana e diversos palcos do Brasil, chega em Marechal Hermes, no Rio. As apresentações acontecem no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, nos dias 17 e 18 de setembro, às 20h e 19h, respectivamente.

A adaptação, premiada pelo Edital Retomada Cultural 2, narra a saga de Dom Quixote, o mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo. Este homem de incomparável coragem e retidão, sempre montado em seu cavalo, Rocinante, e ao lado de seu escudeiro-amigo-braço-direito, Sancho Pança, passa por muitas desventuras, em teste de sua obstinação e coragem. Ele perde batalhas, é gozado, e duvidam de sua saúde mental. No entanto, nada é páreo para o “Cavaleiro da Triste Figura”. 

O espetáculo, aclamado pela crítica, é recheado de amor e lirismo, como forma de aproximar o espectador da jornada do personagem. A partir do humor, “O Incansável Dom Quixote” aborda o existencialismo, o lirismo, o amor e a perversidade, e promove uma reflexão filosófica acerca das motivações que impulsionam cada sujeito. 

- Advertisement -

A adaptação do romance para o palco acontece a partir da performance de Maksin Oliveira, o único ator em cena. Nesta proposta, o ator assume o risco de criar o espetáculo em parceria com o espectador, num constante jogo de contracenação. Tudo se resume a um palco, um ator, a plateia e o jogo. 

Espetáculo premiado  “O Incansável Dom Quixote”   chega no Teatro Armando Gonzaga,   em Marechal Hermes, no Rio - Fotos: João Julio Mello
Espetáculo premiado “O Incansável Dom Quixote” chega no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, no Rio – Fotos: João Julio Mello

A concepção cenográfica não poderia deixar de ser minimalista: uma corda delimitando o espaço de jogo, como os bufões, parlapatões, histriões da Europa medieval e instrumentos musicais guardados numa velha maleta, são alguns elementos que o ator utiliza. O figurino remete aos bufões europeus, com a contemporaneidade que a encenação lhe confere; a luz, muito delicada, dá apenas contornos suaves que são preenchidos com o todo da encenação.

Enquanto Maksin Oliveira tem grande experiência com palhaçaria e teatro de rua, a pesquisa de Reinaldo Dutra, diretor da peça, é calcada no teatro físico, na utilização de máscaras e na dança. Essa mistura de históricos e focos investigativos foram fundamentais para a criação de um espetáculo que fosse o mais rico possível dentro de sua simplicidade. 

SINOPSE SUGERIDA – “O Incansável Dom Quixote” conta a saga do mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo. Sempre ao lado de Sancho Pança, perde batalhas, é gozado, e duvidam de sua saúde mental. Mas nada é páreo para o “Cavaleiro da Triste Figura”. A adaptação cênica do romance de Cervantes acontece a partir da performance de um único ator em cena. É proposto um teatro onde o ator assume o risco de criar com o seu corpo e pouquíssimos elementos essenciais, enquanto o jogo interpretativo gera harmonia entre palavra e movimento, numa mesma unidade indissolúvel: gesto-palavra. Nesta adaptação, tudo se resume a uma mala, um ator, a plateia e o jogo.  

FICHA TÉCNICA 

Dramaturgia: Maksin Oliveira

Direção: Reinaldo Dutra

Elenco: Maksin Oliveira

Figurino: Leonam Thurler

Caracterização: Reinaldo Dutra

Cenário: Magnífica Trupe de Variedades

Iluminação: Pedro Struchiner

Operadora de luz: Isabella Castro

Fotografias: João Julio Mello 

Projeto Gráfico: TJ Bastos

Coordenador Geral: Ronaldo Tasso

Realização: Magnífica Trupe de Variedades e R/Tasso Ideias e Realizações

Proponente Ética Associação Artística e Cultural

Projeto incentivado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do Edital Retomada Cultural 2

SERVIÇO MARECHAL HERMES:

Datas: 17 e 18 de setembro de 2022

Horários:  Sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Local: Teatro Armando Gonzaga

Endereço: Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias, 511 – Mal. Hermes,

Preço: R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia) 

Duração: 75 minutos

Gênero: Comédia 

Classificação: 12 anos

Informações: 21 2332-1040

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles