Morando na Europa há mais de 30 anos, Roberto Cordovani poderá ser visto nos palcos cariocas em oito apresentações da montagem do clássico “Morte em Veneza”, a partir do dia 18 de agosto. Essa é a primeira vez que a obra de Thomas Mann é produzida no país, tendo começado a turnê na capital paulista em abril. Na sessão de estreia haverá audiodescrição para o público com deficiência visual.
O livro Morte em Veneza foi publicado em 1912. Escrito por Thomas Mann, escritor alemão premiado com o Nobel de Literatura. A adaptação para os palcos e a direção são assinadas por Vinicius Coimbra, que já recebeu o Prêmio Emmy Internacional.
A OBRA
Na história, passada nos primeiros anos do século XX, o escritor Gustav Von Aschenbach está em crise criativa na sua cidade, Munique. Assim, decide partir de férias para Veneza. Artista rigoroso, obcecado pela perfeição e pela beleza ideal encontra o jovem Tadzio, cuja beleza natural supera todos os esforços da arte. Uma paixão platônica avassaladora e a peste que se dissemina em Veneza levarão ao atormentado escritor a uma reflexão sobre a tensão entre o artístico e o natural, a luta contra a passagem do tempo, a decadência do corpo, e a doença como metáfora em um mundo em agonia.
No elenco, estão o ator Guilherme Cabral, que integrou a novela Travessia, em projeção, e Roberto Cordovani, que também assina a adaptação e estruturação teatral da montagem. Ainda este ano, “Morte em Veneza” passará por palcos do interior do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais e deve chegar ao público europeu.
SOBRE ROBERTO CORDOVANI
Roberto Cordovani já se apresentou por 9 países (totalizando mais de 300 cidades), encenando sempre em português. Em seu currículo constam mais de 14 prêmios internacionais, sendo um deles por ter vencido Jeremy Irons e John Malkovich, no Charrington London Fringe Awards, em 1988. A consagração veio pelo papel que ele escreveu, dirigiu e estrelou no espetáculo “Olhares de Perfil – O Mito de Greta Garbo”, onde ele interpretou a protagonista. Aliás, Roberto Cordovani foi o primeiro latino receber tal prêmio em Londres.
O artista paulistano fez seu último trabalho nos palcos brasileiros em “A paixão segundo Nelson – uma farsa musical”, em 2016. Já na TV, seu personagem mais recente foi na novela “Novo mundo”, onde dava vida ao vilão Sebastião Quirino.
SERVIÇO
MORTE EM VENEZA
Autor: Thomas Mann – Prêmio Nobel de Literatura
Adaptação Literária e Direção: Vinicius Coimbra – Prêmio Emmy Internacional
Adaptação e Estruturação Teatral: Roberto Cordovani
Elenco
Roberto Cordovani – Prêmios de melhor ator em Londres, Madri e Compostela)
Guilherme Cabral como Tadziu (Em projeção)
Vozes off: Debora Olivieri, Ruben Gabira, Vinicius Coimbra
Temporada: de 18 a 27 de agosto
Dia 18/08 às 21h00
Dia 19/08 às 19h00 e às 21h00
Dia 20/08 às 18h00
Dia 25/08 às 21h00
Dia 26/08 às 19h00 e às 21h00
Dia 27/08 às 18h00
Gênero: Drama
Duração: 70 min.
Recomendação: 14 anos
Ingressos: $80,00 (inteira) e $40,00 (meia)
Link para compra de Ingressos:
TEATRO Eletroacústica (Cidade das Artes Bibi Ferreira)
ENDEREÇO E TELEFONE Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22793-080, Brasil – Telefone: (21) 3325-0591
FICHA TECNICA
Autor: Thomas Mann Premio Nobel de Literatura
Adaptação Literária e Direção: Vinicius Coimbra (Premio Emmy Internacional
Adaptação e Estruturação Teatral: Roberto Cordovani
Elenco:
Roberto Cordovani (Prêmios de melhor ator em Londres, Madri e Compostela) e
Guilherme Cabral como Tadziu (Em projeção)
Vozes off: Debora Olivieri, Ruben Gabira, Vinicius Coimbra
Trilha Sonora: Sacha Amback
Cenário: kerrys Aldalbalde
Figurinos : Reinaldo MachadoAssessoria de imprensa: Natasha Stein.