Divulgação TV aparecidaA partir desta terça-feira (30/8), às 21h55, o ”Aparecida Debate” inicia uma série especial visando a chegada das eleições para Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. As edições do programa terão como foco possibilitar ao eleitor conhecer mais sobre o processo eleitoral brasileiro como uma ação de educação política.
O ”Aparecida Debate – Especial Eleições 2022” de estreia vai falar sobre as urnas eletrônicas, usadas pela primeira vez no Brasil em 1996, e que se tornaram referência nos quesitos segurança e agilidade na apuração de votos. A discussão sobre o tema terá a participação de dois convidados e será mediada pelo jornalista Guilherme Machado.
A produção vai abordar que a cada dois anos o eleitor brasileiro consegue, de forma prática e acessível, registrar a sua posição sobre o futuro da sua cidade, de seu estado e do País. E ainda que as urnas eletrônicas não pararam no tempo: a cada pleito, novas camadas de segurança são desenvolvidas para garantir que o resultado seja aquele que o povo apontou. Contudo, cada vez mais esse método tem sofrido ataques da classe política e de eleitores.
Para entender as questões sobre as urnas eletrônicas vai participar do “Aparecida Debate – Especial Eleições 2022”, Clever Vasconcelos, promotor de justiça no Ministério Público de São Paulo, doutor pela PUC/SP, pós-doutor pela Universidade de Coimbra e professor de direito constitucional e eleitoral.
Outro convidado é Osvaldo Catsumi Imamura, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com longo tempo como pesquisador do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Osvaldo esteve na equipe que projetou e desenvolveu a arquitetura da urna eletrônica e seus mecanismos de segurança.
”Aparecida Debate – Especial Eleições 2022”, terça-feira, às 21h55