Canal Brasil homenageia o dramaturgo Zé Celso Martinez nesta quinta, 6, a partir das 22h30

Diário Carioca

Nesta quinta, 6 de julho, morreu o dramaturgo Zé Celso Martinez, um dos principais nomes do teatro do Brasil. Em homenagem ao artista, o Canal Brasil exibe uma programação especial com programas que contam com a sua participação. A partir das 22h30, o público poderá conferir episódios de “Amigos, Sons e Palavras”, que traz uma conversa entre Gilberto Gil e Zé Celso, “Transando com Laerte”, com o encontro entre o dramaturgo e a cartunista Laerte, “Retratos Brasileiros”, em que o homenageado fala sobre a peça “Vento Forte”, e “O Canto de Zé Celso”, programa em que o artista comenta sobre vida pessoal, política, suas obras e a paixão pela arte. 

Zé Celso Martinez foi uma das personalidades mais importantes do teatro brasileiro. Foi um dos criadores do Teatro Oficina, uma das companhias mais reconhecidas e consagradas do país. Seu primeiro grande sucesso foi a adaptação de “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, considerado um marco do modernismo e tropicalismo nos palcos. O dramaturgo e diretor ainda participou de espetáculos como “Roda Viva”, primeiro texto teatral de Chico Buarque; “As Bacantes” e a adaptação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Zé Celso também trabalhou como ator e faz parte do elenco de filmes como “Árido movie” (2006), de Lírio Ferreira; “Encarnação do Demônio” (2008), de José Mojica Marins; e “Fédro” (2021), de Marcelo Sebá, em que contracena com Reynaldo Gianecchini. Durante a carreira, teve conquistas como o Prêmio Shell, o Troféu APCA, o Troféu APCT e diferentes categorias no Festival de Gramado. 

Homenagem a Zé Celso Martinez

Quinta, 06/07, a partir da 22h30

Amigos, Sons e Palavras – Zé Celso (2019) (28′)

Direção: Letícia Muhana e Patrícia Guimarães

Gênero: Entrevista

Classificação: Livre

Sinopse: Zé Celso relembra a história do “Teatro Oficina” e do movimento tropicalista, fala sobre a descolonização da cultura nacional e destaca a importância da luta pela democracia na atualidade.

Transando Com Laerte – Zé Celso Martinez Correa – Drama e Tragédia (2015) (13′)

Direção: Claudia Priscilla e Pedro Marques

Gênero: Entrevista

Classificação: 12 anos

Sinopse: Laerte conversa com o diretor teatral Zé Celso. Os dois debatem drama e tragédia na vida e na dramaturgia brasileira. O convidado também questiona as ideologias enraizadas na sociedade atual.

Retratos Brasileiros – Zé Celso – Vento Forte (2008) (27′)

Direção: Edson Audi

Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Sinopse: Seja dirigindo ou atuando, Zé Celso construiu uma obra original e ousada, adaptando para os palcos textos de Nelson Rodrigues e Shakespeare.

O Canto de Zé Celso (2005-2009) (18 x 04′)

Direção: Edson Audi

Gênero: Documentário

Classificação: Livre

Sinopse: Um dos dramaturgos mais importantes do teatro brasileiro, Zé Celso Martinez Corrêa entra em cena para comentar sobre vida pessoal, política, suas peças e evidenciar a paixão pela arte.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca