21.8 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, novembro 25, 2024

‘Conversa com Bial’ estreia série de nove programas dedicados ao bicentenário da independência nesta quinta-feira

CulturaTelevisão‘Conversa com Bial’ estreia série de nove programas dedicados ao bicentenário da independência nesta quinta-feira

Divulgação Globo/Mauricio FidalgoNesta quinta-feira, 1º de setembro, o ‘Conversa com Bial’ dará início a uma série de programas que celebrarão o bicentenário da independência do Brasil, oficialmente comemorado no próximo dia 07. A série será veiculada de segunda a sexta-feira, na programação normal, de 01 a 09 de setembro, e ainda haverá outros programas sobre o tema ao longo do mês. Pedro Bial receberá, em cada um deles, personalidades que trarão um olhar diverso para a data, seja numa concepção histórica, cultural, econômica e até feminina.

Os convidados de estreia são os professores historiadores Milton Teixeira, radialista, e Solange Ferraz de Lima, ex-diretora e docente do Museu do Ipiranga, em São Paulo, fechado desde 2013. A conversa discorrerá justamente sobre a reabertura do edifício-monumento e seu papel na construção histórica do Sete de Setembro. O local será ainda cenário do programa de sexta-feira, dia 02, com a cineasta Laís Bodanzky e o ator Cauã Reymond acerca do lançamento do filme “A Viagem de Pedro”, da Globo Filmes, que acompanha uma viagem de D. Pedro I – dirigido por ela e protagonizado por ele.

Já na próxima semana, e ao longo do mês, Pedro Bial conversará com a pianista Rosana Lanzelloti e o maestro Julio Medaglia a respeito das peças musicais compostas por D. Pedro I; com Fafá de Belém sobre sua relação com Portugal; com a historiadora Heloísa Starling e a roteirista Antonia Pellegrino sobre as mulheres na independência – juntas, têm um livro e um podcast com o tema -; com a também historiadora Ynaê Lopes dos Santos e a atriz Isabél Zuaa sobre a escravidão, retratado no filme “O Nó do Diabo”; com o jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, a respeito do estadista José Bonifácio; com Isabel Lustosa, outra historiadora, junto de Rondolfe Rodrigues, senador, sobre a imprensa na época da independência; e com os jornalistas Rafael Cariello e Bruno Carazza acerca da crise fiscal que libertou o Brasil de Portugal, mas impacta o país até hoje.

- Advertisement -

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles