Dan Aykroyd diz que não iria “fugir” com Blackface em 'Trading Places' agora

Diário Carioca

Dan Aykroyd disse que não “se safaria” de Blackface como fez no filme Lugares comerciais agora.

Falando com A Besta Diária, Aykroyd refletiu recentemente sobre o filme dirigido por John Landis, no qual estrelou com Eddie Murphy em 1983. Em uma cena, seu personagem aparece em Blackface e adota um sotaque caribenho.

“Eu estava em Blackface naquele filme e provavelmente não poderia me safar agora”, disse Aykroyd à publicação. “Eddie e eu estava improvisando lá. Eddie é um homem negro e sua comitiva era toda negra, e acho que eles nem pestanejaram. Não houve objeção então; ninguém disse nada. Foi apenas uma boa batida cômica que foi verdadeira para a história.”

“Eu provavelmente não escolheria fazer um papel de Blackface, nem teria permissão para fazê-lo”, continuou Aykroyd. “Eu provavelmente não teria permissão para fazer sotaque jamaicano, rosto branco ou negro. Nestes dias em que vivemos, tudo isso está fora da janela. Eu teria dificuldade em fazer um sotaque inglês e me safar. Eles diziam: ‘Ah, você não é inglês, você não pode fazer isso’”.

Seus comentários vêm em um momento em que o cinema e a televisão estão avaliando o uso controverso do Blackface no cinema.

Anteriormente, Robert Downey Jr. abordou a questão do Blackface em trovão tropical sobre A experiência de Joe Rogan podcast em 2020, quando argumentou que o papel é sobre “quão errado [blackface] é”.

“[Ben Stiller] sabia exatamente qual era a visão para isso, ele a executou, era impossível não ser um pesadelo ofensivo de um filme”, disse Downey Jr. “E 90 por cento dos meus amigos negros diziam, ‘Cara, isso foi ótimo.’ eu não posso discordar [the other 10 per cent], mas sei onde está meu coração. Eu acho que nunca é uma desculpa para fazer algo que está fora do lugar e fora do seu tempo, mas para mim estourou o limite [the issue].

“Acho que ter uma psicologia moral é o primeiro trabalho. Às vezes, você só precisa dizer: ‘É, eu estraguei tudo’. Em minha defesa, trovão tropical é sobre o quão errado [blackface] é, então eu tomo uma exceção.

Anteriormente, os episódios de O escritório e comunidade episódios alterados após as controvérsias de Blackface e Back in 2020, episódios de pequena Bretanha, Venha voar comigo, O Poderoso Boosh e quatro dos programas de Chris Lilley – foram retirados da internet devido à percepção de insensibilidade racial.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca