DJ Deeon, o DJ e produtor de Chicago que desempenhou um papel na criação do subgênero ghetto house nos anos 90, morreu aos 56 anos.
Uma postagem feita por um administrador na página oficial do DJ no Facebook, confirmada por seu representante de imprensa, dizia: “Lamento anunciar que o lendário Artista, Produtor, DJ, proprietário da gravadora e meu amigo Deeon ‘DJ Deeon’ Boyd ganhou suas asas hoje.”
Ele continuou: “A família agradece seu apoio e anuncia os arranjos nos próximos dias. Obrigado pela sua compreensão.”
Nenhuma causa da morte foi dada, mas seu representante da imprensa disse que Deeon estava “lutando contra problemas de saúde e complicações cardíacas. Ele faleceu pacificamente no hospital com sua família ao seu redor.”
O produtor sofreu vários problemas de saúde, incluindo câncer, múltiplos derrames, diabetes, cirurgia de bypass quádruplo e amputação de uma perna, de acordo com uma campanha de arrecadação de fundos de 2020. Na semana passada, ele caiu uma foto sua no Instagram no Instagram hospital com a legenda “reze por mim”.
DJ Deeon fazia parte de um grupo de DJs de house baseado em Chicago no início dos anos 90 que inovou o estilo minimalista e atrevido de house que ficou conhecido como ghetto house. O subgênero foi impulsionado por baterias eletrônicas 808 e 909 e letras sexualmente explícitas. Outros dentro desse grupo incluíam Traxman e DJ Slugo.
O nome do produtor foi selecionado na faixa ‘Teachers’ de Daft Punk de 1997 por suas contribuições ao gênero, incluindo os clássicos ‘Bomb 96’, ‘Wicked’, ‘Back 2 Skool e ‘House-o-matic’.
Músicos e colegas foram às redes sociais para homenagear o pioneiro do ghetto house. O músico eletrônico britânico Mathew Herbert twittou: “Muito triste em saber da morte do DJ Deeon. Junto com Paul Johnson, ele me ensinou muito sobre como o ritmo funciona na dance music. Ele conseguiu destilar tanto groove em tão poucos elementos. Eu realmente devo a ele,”
muito triste em saber da morte do dj deeon. junto com paul johnson ele me ensinou muito sobre como o ritmo funciona na dance music. ele conseguiu destilar tanto groove em tão poucos elementos. eu realmente devo a ele https://t.co/4rmkampHwE
— matthew herbert (@matthewherbert) 18 de julho de 2023
Descanse em paz DJ Deeon. Seria difícil exagerar sua importância para Chicago e toda a dance music. Ele também era um cara extremamente doce que fará muita falta. Droga.
— A Santíssima Virgem (@Blessed_Madonna) 18 de julho de 2023
DJ Slugo fez um vídeo de Deeon no Instagram com a legenda: “Mais de 30 anos e tantas memórias malditas. Playground Productions 4 Life… Nunca haverá outro DJ Deeon, DJ Slugo e DJ Milton (DJs On The Low). Mudamos o Ghetto House/Juke World para sempre. Você vai fazer falta meu irmão. Não apenas por mim, mas pelo mundo. Você deixou uma marca aqui que nunca pode ser tirada!”
O companheiro de Chicago, The Blessed Madonna, postou uma homenagem à sua leitura no Twitter: “RIP DJ Deeon. Seria difícil exagerar sua importância para Chicago e toda a dance music. Ele também era um cara extremamente doce que fará muita falta. Droga.”