25 DE JULHO
Com um programa especial apresentado por Zezé Motta, uma campanha que destaca o poema de Mel Duarte e uma série de postagens em seus perfis online, o canal reforça o compromisso com o empoderamento feminino e enaltece seu tempo de apresentadoras.
A psicóloga Cíntia Aleixo é uma das apresentadoras de ‘Alta Estima’, que estreia em agosto
(Crédito: E! Entertainment)
São Paulo, 21 de julho de 2023 – Um momento de reflexão sobre o papel das mulheres negras na construção da sociedade brasileira é a proposta do E! Entretenimento para o próximo dia 25 de julho, quando é comemorado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Um dado, que enaltece a luta de Tereza de Benguela, ícone da História do Brasil como símbolo de resistência quilombola contra a escravidão, está marcado no canal pela apresentação do ESPECIAL MULHER NEGRA, idealizado e comandado pela atriz e cantora Zezé Motta. Com participação de Iza, Luana Xavier, Aisha Jambo, entre outras mulheres incríveis, o programa vai ao ar no dia 25 a partir das 20h30. Nos intervalos da programação, o público pode se emocionar ainda com uma campanha embalada pelo poema Não Desista!, da poetisa paulistana Mel Duarte, que vem alcançando grande repercussão e reconhecimento como uma das vozes mais fortes de sua geração. “Não desiste, negra, não desiste. Ainda que tente lhe calar”, diz Mel nos versos iniciais, numa interpretação na voz da própria poetisa, feita especialmente para a campanha.
A ação se estende, ainda, às redes sociais, com uma série de postagens nos perfis oficiais do canal que refletem sobre o racismo estrutural. Apresentadoras do E! Entertainment, como a psicóloga Cíntia Aleixo, que integra o time de apresentadores de ALTA ESTIMA, com estreia em agosto, a modelo Nahuane Drumond, um dos nomes à frente do BELEZA GG, cuja terceira temporada está em produção, e a cantora Kynnie, nome em ascensão no cenário da black music nacional, que terá seu processo criativo acompanhado de perto docu-reality PRÓXIMO HIT, com estreia prevista para 2024, gravaram vídeos para a ação, com seus pensamentos e sobre a inspiração Dia da Mulher Negra. “O que me inspira a celebrar o Dia da Mulher Negra é saber que a gente pode conquistar. Hoje, com letramento racial, a gente consegue conquistar lugares e celebrar nossas pequenas e grandes vitórias”, observa a cantora Kynnie.
A atriz e cantora Jeniffer Nascimento, estrela à frente do novo reality musical VOCALIZANDO, que vai reunir aspirantes a cantoras oriundas de comunidades cariocas, registrou um poema de sua autoria para a ação, destacando que a luta da mulher negra de acontece hoje também em nome das mulheres negras do passado. “Levanta essa cabeça, põe os ombros para trás, puxa essa força das suas raízes, honre seus ancestrais. Sonhe, conquiste, seja – essa é a maior retaliação”, diz ela.
O tempo de talentos do E! inclui, ainda, a atriz Polly Marinho, que estará ao lado de Jeniffer em VOCALIZANDO, e a top model Lais Ribeiro, que já se prepara para as interpretadas da segunda temporada de BORN TO FASHION, competição que revela modelos trans para o mercado da moda, ambas com estreias em 2024.
“Celebrar o Dia da Mulher Negra é importante para trazermos à tona a história dos nossos ancestrais, além da vivência, a dor e amor da mulher negra. Tem de se falar sobre tudo isso porque a nova geração precisa saber da nossa história.”
Zezé Motta
Com essa celebração, o E! Entretenimento reforça seu compromisso com a Diversidade, a Equidade e a Inclusão (DEI), pilares da ação global da NBCUniversal e da campanha pioneira VOZES DO E!, iniciada em 2019, que tem foco no empoderamento feminino e abre espaço a todos os da sociedade, especialmente às mulheres, independentemente de raça, gênero, idade e padrões de beleza. A programação do E! Entretenimento proposto à audiência a troca de informações, conversas e expor diferentes realidades para amplificar todas as vozes.
Fazem parte dessa iniciativa séries como “Beleza GG”, “Born to Fashion” e “Luana É de Lua”, que retornarão ao canal para novas temporadas em 2023/24; além da franquia “Drag Me as a Queen”, documentários como “Vozes do E!: Autonomia Feminina” e “All That Drag”, disponíveis no YouTube do Eonline Brasil.
As ações da campanha vão além do canal linear, chegando também às plataformas digitais, em projetos como “Histórias Inspiradoras” e campanhas como #EuExisto, de visibilidade LGBTQIAP+.
ESTRELAS COMO ZEZÉ MOTTA, NAHUANE DRUMOND, KYNNIE E CINTIA ALEIXO CELEBRAM O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA NO DIA 25 DE JULHO,
SÓ NÃO E! ENTRETENIMENTO