Costuma-se dizer no Brasil que o futebol é uma paixão nacional. Mas é bem mais do que isso. Para muitas crianças, é a melhor maneira de brincar e passar o tempo, é o que vai mostrar o Esporte Espetacular deste domingo, 29. Para outros tantos, é a esperança de um futuro melhor ou até a forma de aliviar o sofrimento causado por uma guerra. Na Jordânia, o futebol pode ser a esperança de sair de um campo de refugiados. Pedro Bassan foi até Zaatari, o segundo maior campo de refugiados do mundo, localizado a poucos quilômetros da fronteira da Síria com a Jordânia, para acompanhar uma “peneira” com 150 refugiados sírios.
Os cinco melhores virão morar no Brasil para jogar no Pérolas Negras, um time formado por jovens imigrantes haitianos, que treina em Paty do Alferes, um projeto da ONG Viva Rio. O resultado está na série ‘A Partida’, que será exibida em quatro episódios pelo ‘Esporte Espetacular’ a partir deste domingo, dia 29. Uma série de reportagens com o selo ‘Valor em Jogo’.
“Foi uma experiência muito diferente de tudo o que eu já tinha vivido. Conheci muitos jovens que tiveram os melhores anos da sua infância e juventude roubados pela guerra. Antes disso, eles tinham uma vida estável, frequentavam escola, os pais trabalhavam e, de repente, se viram sem nada, só com a roupa do corpo, no meio de um deserto, sem a menor perspectiva de reconstruir o que perderam. A “peneira” abriu novas portas para eles, novas perspectivas e oportunidades. Em uma semana dentro do campo, acompanhamos todo o processo: da desilusão até ver o brilho nos olhos dos meninos sonhando em vir para o Brasil, em busca de um futuro melhor”, conta Bassan.
Na Inglaterra, Fernanda Gentil conhece a casa de Fernandinho, jogador do Manchester City e da Seleção Brasileira, em mais um episódio do quadro ‘EE de Casa’. É recebida pelo craque, pela esposa, Glaucia, pelos filhos David e Mariana, pela mãe, Ane, e por uma das suas irmãs, Gabriele. A apresentadora conhece um pouco da casa e da rotina da família na Inglaterra. Aos oito anos, o menino Davi está seguindo os passos do pai: adora jogar futebol e já treina na academia sub-8 do mesmo time de Fernandinho.
O domingo também é de estreia para o repórter Diego Moraes. Entra no ar essa semana a segunda temporada da série ‘Diego San’, em que o jornalista, que também é lutador de caratê, precisa conciliar a agenda de atleta com a de repórter em busca da tão sonhada vaga olímpica em Tóquio, em 2020.