Marianne Faithfull e Johnny Marr lideram homenagens à falecida Jane Birkin

Diário Carioca

A atriz, cantora e ícone francesa Jane Birkin morreu aos 76 anos – com estrelas de todo o mundo do entretenimento prestando homenagem.

De acordo com BFMTV, Birkin foi encontrado em sua casa em Paris, França por seu cuidador. Ainda não foi revelada a causa da morte.

A estrela anglo-francesa teve uma longa e frutífera carreira no cinema e na música e manteve um relacionamento dentro e fora das telas com Serge Gainsbourg por décadas.

Depois de se conhecerem enquanto apareciam juntos no filme francês de 1969 Slogan, eles lançaram um álbum de estreia colaborativo no mesmo ano. A dupla se separou em 1980, com Birkin continuando a lançar álbuns solo e aparecer em vários filmes.

Birkin também foi uma inspiração por trás da famosa bolsa Hermès que recebeu seu nome. A Hermès Birkin é uma das bolsas mais caras do mercado, com nomes como Drake, Kris Kardashian, Beyoncé, Jennifer Lopez, Kate Moss e outras celebridades que possuem ou colecionam.

Birkin lançou seu mais recente álbum de estúdio, ‘Oh! Pardon tu dormais…’ 2020. Em 2017 ela lançou ‘Birkin/Gainsbourg: Le Symphonique’, uma coleção de canções que Gainsbourg escreveu para Birkin durante e após seu relacionamento romântico de 12 anos, retrabalhada com arranjos orquestrais.

Serge Gainsbourg com Jane Birkin. Crédito: Getty Images. Em 2021, a Birkin foi alvo de Jane por Charlotteum documentário dirigido por Charlotte Gainsbourg, filha de Birkin com Serge.

Ela estava programada para participar do American Film Festival em Deauville, França, para discutir o filme, mas cancelou a aparência após sofrer um pequeno derrame.

Após a notícia da morte de Birkin, os fãs de ambas as celebridades prestaram homenagem a ela nas redes sociais.

Marianne Faithfull recebeu uma homenagem sincera à cantora no Instagram com a legenda: “Eu a admirava tanto como artista e estou muito feliz pelos termos trabalhados juntas. Espero que as pessoas se lembrem que ela fez alguns de seus melhores álbuns nos últimos anos. Ela estava tão acompanhada de continuar o legado musical de Serge em todos aqueles discos maravilhosos e agora isso também faz parte de seu legado; que apropriado.”

A cantora inglesa Beth Gibbons teve uma foto dela e Birkin ensaiando para uma apresentação juntos no Twitter com a legenda: “Estou tão triste em saber que Jane Birkin se foi. Ela era uma alma tão linda, generosa e gentil. Ela foi uma das pessoas mais legais com quem já trabalhai e sempre me deixou muito à vontade.”

Brian Molko, do Placebo, foi ao Instagram para compartilhar uma foto da musa francesa: “Recebi uma mensagem para Jane. A beleza da alma personificada. Não consigo explicar o privilégio que é ter você em minha vida. Eu te amei desde o dia em que nos conhecemos e continuarei a amar até chegar a minha hora. Sua graça e diminuiu foram inspirações, sua generosidade um presente inestimável. Durma em paz linda.”

Estou tão triste em saber que Jane Birkin se foi. Ela era uma alma tão linda, generosa e gentil.
Ela foi uma das pessoas mais legais com quem já trabalhai e sempre me deixou muito à vontade.
Estamos nós ensaiando para uma apresentação juntos na França ❤️ pic.twitter.com/Ep0VFhELjk

— Beth Gibbons (@realbethgibbons) 16 de julho de 2023

descanse em paz para um dos meus ídolos, jane birkin. 🤍 você será lembrado para sempre. pic.twitter.com/oqwCetzLCy

— estel imane (@REGINAVGEORGE) 16 de julho de 2023

jane birkin com suas cestas que inspiraram a bolsa hermès birkin, descanse em paz com o ícone de estilo atemporal e epítome do chique sem esforço

— ❦ (@saintdoII) 16 de julho de 2023

descanse em paz jane birkin, um verdadeiro ícone pic.twitter.com/q29pkllWL3

– isso é tão alto (@thatssohaute) 16 de julho de 2023

Patrice Picot.
Jane Birkin
1968. Paris
RIP pic.twitter.com/n5nxW1DMRK

— Paname Paris (@ParisAMDParis) 16 de julho de 2023

descanse leste jane birkin 🤍 pic.twitter.com/PPdHhTIOtl

— iman (@sydbarrettlover) 16 de julho de 2023

Johnny Marr, que participou de seu álbum de 2006, ‘Fictions’, disse que Birkin é “uma pessoa doce e gentil com coração para a arte”. O vocalista do The Charlatans, Tim Burgess, chamou de “ícone de cool e muito mais” em um post no Twitter, enquanto Iggy Pop descreveu Birkin como uma “dama única”.

Outras homenagens vêm do presidente francês Emmanuel Macron, que disse: “Porque ela personificou a liberdade, porque ela cantou as palavras mais bonitas da nossa língua, Jane Birkin foi um ícone francês. Uma artista completa, sua voz era tão doce quanto seus compromissos eram ardentes. Ela nos lega melodias e imagens que nunca nos deixarão.”

Anne Hidalgo, prefeita de Paris, prestou homenagem a Birkin, chamou-a de “a mais parisiense das inglesas”. “Jamais esqueceremos suas canções, suas risadas ou seu sotaque incomparável que sempre nos acompanhou.”

Birkin deixa como filhas Charlotte Gainsbourg e Lou Doillon, bem como os netos Marlowe Mitchell, Laszlo Manel, Alice Attal, Ben Attal e Roman de Kermadec.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca