Novo original Globoplay, ‘Collor versus Collor’, traz conteúdos inéditos e os bastidores de uma guerra familiar

Diário Carioca

DivulgaçãoEm dezembro de 1992, o Brasil afastou do cargo o primeiro presidente eleito de forma direta após a ditadura militar. O governo de Fernando Collor de Mello ruiu em meio a denúncias de um esquema de corrupção no governo. O principal denunciante, o seu irmão: o empresário Pedro Collor de Mello. A partir da descoberta de fitas de áudio inéditas, o podcast ‘Collor versus Collor’, novo original Globoplay produzido pela Rádio Novelo, acaba de chegar com exclusividade ao streaming da Globo nesta terça-feira (25). Na série em áudio, a jornalista, apresentadora e responsável pelo projeto Évelin Argenta se debruça com profundidade na história da família e traz novos pontos de vista sobre a briga dos irmãos. 

A inspiração e o interesse em criar o podcast nasceu a partir de uma conversa da equipe da Rádio Novelo com a jornalista Dora Kramer. “Ela nos procurou ainda em 2021 para conversar sobre um projeto de podcast que tinha em mente. No meio do bate-papo, a Dora comentou sobre a existência de fitas cassetes que ela tinha guardado desde os anos 1990. Eram os áudios brutos das entrevistas que fez com o empresário Pedro Collor para escrever o livro “Passando a Limpo: a trajetória de um farsante”. O livro foi lançado em 1993 e algumas fitas se perderam no caminho. Mas 12 delas resistiram ao tempo e com uma qualidade bastante boa”, revela a apresentadora da série em áudio. 

A produção do podcast ganhou corpo em janeiro de 2022. O pontapé inicial para Évelin foi ter lido o livro escrito pela Dora Kramer para entender o contexto em que aquelas entrevistas foram gravadas. Paralelamente, a jornalista contou com o apoio de outras pesquisas, fez uma audição ativa das fitas, selecionando trechos e correlacionando com informações de outras fontes.

Apesar do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello ter ocorrido há 31 anos, o podcast vai além desse episódio e da série de suspeitas de corrupção praticadas no governo dele. “A temporada ‘Collor versus Collor’ mostra como uma briga de família – que, em última instância era também uma disputa por poder – respingou num país inteiro e derrubou o primeiro presidente eleito de forma direta na nova República. Tentamos resgatar, através da nossa pesquisa e das entrevistas que a Dora Kramer fez com Pedro Collor, como se estabeleciam as relações dentro dessa família: relações de afeto, de reconhecimento, e, até mesmo, do espaço de sucessão dentro das empresas da família”, completa Évelin. 

Sobre o primeiro episódio 

Em formato de áudio documentário, a temporada conta com oito episódios. O primeiro deles mostra que, no comando das empresas da família, Pedro Collor de Mello sente que os planos do irmão, presidente da república, podem interferir diretamente no seu sucesso como empresário. Os atritos entre os dois começam a se tornar públicos. Dividida entre o filho presidente e o filho empresário, a matriarca da família toma uma atitude drástica.

“Ao longo dos oito episódios o ouvinte vai se deparar o tempo todo com pequenas revelações. São cenas da intimidade da família Collor, que nos ajudam a compor o cenário político e social da época. O mais interessante das fitas é, justamente, a possibilidade de ouvir a história através da voz de alguns de seus protagonistas. No caso do Pedro, uma voz que, muitas vezes, revela as emoções que o levaram a tomar a decisão de denunciar o próprio irmão por corrupção. É como se estivéssemos acompanhando em tempo real – só que com 30 anos de distanciamento – o desenrolar desse drama familiar que mudou a história recente do país”, avalia Évelin Argenta. 

“Collor versus Collor é um ótimo exemplo de como o áudio é capaz de criar narrativas que engajam e geram reflexões e conversas. Nós, do Globoplay, continuaremos investindo em podcasts Originais, formato que só cresce e que tem a vocação de contar histórias com profundidade e estimular debates relevantes para a sociedade”, afirma Teresa Penna, diretora do Globoplay e de Produtos Digitais Audiovisuais.

Disponível com exclusividade no streaming da Globo, o título tem publicações semanais, às terças-feiras. ‘Collor versus Collor’ é um projeto original Globoplay, com produção da Rádio Novelo apresentado pela jornalista Évelin Argenta. Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui. 

Entrevista com Évelin Argenta, jornalista e apresentadora do podcast ‘Collor versus Collor’: 

Como foi o processo de apuração e seleção de informações para os episódios?   

Évelin Argenta: Foi um processo que demandou muita dedicação de toda a equipe envolvida. Além das 12 fitas – que totalizam quase 24 horas de áudio bruto – usamos como base diversos livros que foram escritos sobre o tema, além de jornais e revistas da época. Também fizemos novas entrevistas ao longo de 2022 com personagens que, de alguma maneira, atravessaram essa briga familiar ou foram testemunhas dela.   

Gostaria de destacar algum ponto auge desse projeto? 

Évelin Argenta: Uma informação interessante sobre o processo de produção da série diz respeito à dificuldade que encontramos em conversar com pessoas que, de alguma maneira, estiveram envolvidas neste conflito de ambos os lados. Foram muitas negativas, e por diversos motivos – o que só reforçou a ideia de que ainda há muita coisa a ser contada na história da briga entre os irmãos Collor. 

Como foi se aprofundar na história da família Collor? 

Évelin Argenta: Depois de digitalizarmos tudo e ouvirmos o material, percebemos que tínhamos nas mãos uma matéria-prima preciosa para contar essa história – a história da briga dos irmãos Collor – com a profundidade e o distanciamento temporal necessários para buscar novos pontos de vista sobre esse capítulo da nossa democracia.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca