DivulgaçãoO programa Sem Censura desta segunda-feira (1º) recebe Iberê Tenório, um dos criadores e apresentador do canal de ciência e tecnologia Manual do Mundo, no YouTube. No papo com a apresentadora Marina Machado, ele fala sobre a responsabilidade de levar conteúdo científico para crianças, destaca curiosidades da produção das experiências e comenta o desafio de lidar com o discurso anticiência presente nas redes.
Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Iberê Tenório decidiu criar o canal do YouTube, junto com a esposa Mariana Fulfaro, em 2008, para ensinar a fazer pequenos consertos em casa. Em 2012, mesmo ano em que começaram a se dedicar integralmente ao projeto, ganharam o prêmio YOUPIX. Em 2018, entraram para o Guiness como o canal do YouTube sobre ciência e tecnologia, em língua portuguesa, com o maior número de inscritos. Em 2019, bateram o recorde mundial com o experimento científico que resultou na maior pasta de dente de elefante do mundo. De 2020 a 2021, conquistaram prêmios no iBest, uma das principais premiações da internet do Brasil.
Este ano, o Manual do Mundo completa 15 anos de história que conta com lançamento de livros, revistas e jogos focados na disseminação de conhecimento de forma divertida. O canal já soma mais de 17 milhões de inscritos e bilhões de visualizações, sendo considerado o maior do Brasil, voltado para a ciência e tecnologia.
O programa Sem Censura vai ao ar às segundas-feiras, às 21h, com transmissão para todo o País em TV aberta por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública – TV, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e por outras plataformas, como Facebook, Twitter e Youtube.