Resumo Coração de Estudante: Preservação do meio ambiente e exercício da cidadania eram os pilares de Coração de Estudante. O professor de Biologia Edu (Fábio Assunção) é um homem idealista que se muda com o filho Lipe (Pedro Malta) para a charmosa e fictícia cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida. Edu é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do rico e ganancioso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). Mas essa relação se desestabiliza quando Edu se apaixona pela sonhadora advogada Clara (Helena Ranaldi), filha de Lígia (Jussara Freire) e do experiente advogado Raul Gouveia (Marcos Caruso). Edu é pai solteiro e procura estar sempre presente na vida de Lipe, tentando mantê-lo afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), cuja dependência química e consequente irresponsabilidade não lhe deram condições de criar o filho. O futuro sogro de Edu, João Mourão, é o maior empresário de Nova Aliança: é dono de uma fazenda, um laticínio, um frigorífico e uma empresa de viação, todos batizados com o nome de sua falecida esposa, Vitória. Ele é a força motriz da economia do município e o maior empregador da cidade, exercendo grande poder sobre os habitantes. João desconfia dos verdadeiros interesses de Edu em relação à filha. A implicância só aumenta quando ele descobre que o rapaz é grande defensor da natureza e das leis de proteção ambiental, o que o transforma em rival na briga por um trecho de mata virgem. A área é cobiçada pelo fazendeiro e, há seis anos, alvo de disputa na justiça para torná-la de proteção ambiental. Edu tem Clara como aliada nessa briga.
Novela Coração de Estudante Canal Viva: resumo dos próximos capítulos RESUMO Capítulo 168 – segunda, 05 de junho
Amelinha não atende ao chamado do promotor e se tranca no banheiro. Pedro vai atrás e avisa que tem certeza que é Edu. Rosana continua se sentindo mal. Mateus se preocupa, mas ela relembra a ele que os dois nem transaram. Rafa imprensa Mateus, ele garante que rolou sexo com Rosana, deixando-a mais enciumada ainda. Fábio e Rafa batem boca sobre quem vai entregar um teste de gravidez para Rosana. Pedro arromba a porta, mas só encontra as roupas. Amelinha foge pelo basculante de calcinha e sutiã. Edu arranca em disparada. Rosana se enfurece quando Rafa lhe entrega o teste. Leandro não dá bebida para Mariana, que acusa-o de estar tentando enlouquecê-la só porque ela ouviu o segundo tiro quando Edu já havia saído. Ele resolve dar o conhaque que ela deseja. Nélio coloca um vestido de Amelinha. O carro da fuga quebra e Amelinha troca-o por uma caminhonete. Pedro e a polícia param o carro e encontram um fazendeiro e sua família. Nélio liga para Esmeralda, que manda que ele desligue. Pedro fica furioso por não conseguir rastrear a ligação. Edu banca o gay para escapar da barreira. Uma viatura da polícia bate violentamente no carro de Clara.
RESUMO Capítulo 169 – terça, 06 de junho
Clara ameaça processar a prefeitura. Armando avisa que ela tem somente um hematoma no rosto. Amelinha decide dormir no carro, atrai Nélio, mas ele sai fora. Edu leva todos para um motel. Pati dorme com Rosana, que está toda pintada. Clara conta para Pedro que o caminhoneiro que sumiu em Nova Aliança é a testemunha do acidente de Julio. Rafa recolhe um pinico do quarto de Rosana, só para roubar o material para o teste. Esmeralda se recusa a dar bebida para Mariana que senta numa mesa com desconhecidos. Leandro chega quando eles estão forçando-na a ir para o hotel com eles e distribui socos. Amelinha se enfia na cama de Nélio, que rejeita-a. Ela acaba confessando que o ama há muito tempo. O porteiro do motel avisa a polícia. Rafa e Fábio constatam que o exame deu positivo. Pedro e os policiais cercam Edu. O juiz declara João em pleno domínio de suas faculdades. Nélio resolve sair do carro para conversar com os policiais e é baleado. Amelinha se desespera.
RESUMO Capítulo 170 – quarta, 07 de junho
Edu sai com o carro a toda. Amelinha insiste em levar Nélio para o hospital, mas o peão pede que o professor continue fugindo. Raul acusa Clara de havê-lo traído ao defender João. Clara cobra de Pedro a sua posição de justiceiro e ele promete que vai se afastar das buscas e acompanhar o caso apenas como promotor. Amelinha aquece Nélio com o seu corpo. Edu e Lipe ouvem a declaração de amor que ela faz para o peão, que está inerte. Esmeralda se angustia ao saber do tiro e culpa Pedro. João avisa aos posseiros que já separou uma parte da fazenda para eles e que todos terão casas novas. Armando socorre Nélio. Edu se entrega. Clara beija Edu e se apresenta à imprensa como a sua advogada de defesa. Nélio está fora de perigo e Amelinha declara mais uma vez o seu amor. Leandro tranca Mariana no quarto. Edu pede que Clara cuide de Lipe. Fábio e Rafa se espantam quando Rosana conta que não transou com Mateus. Ele aproveita e confessa que está apaixonado por ela. Baú e Pati ficam sabendo que vão ser pais. Lipe dá os detalhes para um retrato falado do caminhoneiro. Esmeralda entra no quarto do hospital, ignora Amelinha, beija Nélio e aceita a sua proposta de casamento. Leandro chega para pegar Edu e Clara mostra o retrato do caminhoneiro. Amelinha confessa para Edu que Joãozinho é filho do Nélio.
RESUMO Capítulo 171 – quinta, 08 de junho
Edu se enfurece quando Amelinha confessa que pagou muito caro para imprimir um exame falso. Leandro insiste que não conhece o homem do retrato falado. Lipe se esconde atrás de Clara para não ir embora com Leandro, mas ele arrasta o menino. Nélio quer marcar o casamento logo com Esmeralda. Lipe foge de bicicleta na hora da partida para Paris. Edu e Clara saem em busca do menino. João supervisiona a explosão. Os estudantes vão tomar o último banho de cachoeira. Seu Miguel alerta que Lipe não pode ir para os lados da barragem, mas ele nem escuta. Leandro vai atrás dele. Rosana e Mateus se beijam. Todos se divertem na cachoeira numa grande despedida. Lipe ouve a voz de Leandro, ultrapassa as placas de perigo e se esconde em um casebre. Edu e Clara seguem a pista do menino. Osvaldo, João e Raimunda pressionam Amelinha para ela contar a verdade para Nélio. Leandro desiste e avisa Lipe que está indo embora sozinho. Edu e Clara encontram Leandro, obrigam-no a dizer o paradeiro de Lipe, a terra treme, a barragem explode e ele sai correndo. Os jovens se entristecem quando a cachoeira seca. Na frente de Esmeralda, Amelinha conta que Nélio é o pai de Joãozinho. Lipe atende ao chamado do pai e os três saem correndo da água que avança.
RESUMO Capítulo 172 – sexta, 09 de junho
Edu e Clara encontram Leandro, obrigam‑no a dizer o paradeiro de Lipe, a terra treme, a barragem explode e ele sai correndo. Edu e Clara fogem com Lipe. Nélio expulsa Amelinha, mas fica emocionado ao saber que Joãozinho é seu filho. Leandro ameaça ir embora para Paris sem Mariana, que só quer ir se Lipe for. Mariana pergunta se Leandro realmente matou um homem. Ele conta toda a história, inclusive que mandou matar Julio e depois matou o caminhoneiro que o chantageou. Pedro chega com a policia e dá o flagrante. Mariana tinha armado tudo para incriminá‑lo. Raul leva o papel da separação para Lígia assinar, mas neste momento chegam dois gêmeos se dizendo filhos de Raul. Pedro se despede de Clara e Edu. Mariana volta para São Paulo para terminar seu tratamento. Lipe vai morar com Edu. Fim.
Fonte: Resumo Novelas Canal Viva Coração de Estudante. Resumo dos próximos capítulos Coração de Estudante