DivulgaçãoO Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022, uma das principais premiações do audiovisual nacional, outorgado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, premiou ontem, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, TRANSAMAZÔNICA – UMA ESTRADA PARA O PASSADO como a melhor série brasileira de documentário. A produção da HBO está disponível na plataforma de streaming HBO Max.
Dirigida por Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel e coproduzida pela Ocean Films, a série documental narra, em seis episódios, detalhes sobre a história do projeto de construção da rodovia que teve as obras iniciadas durante o governo do Presidente Emílio Médici, nos anos 1960. Além disso, revisita, quilômetro a quilômetro, desde a extração ilegal de madeira e os garimpos até o abandono da população.
A obra TRANSAMAZÔNICA — UMA ESTRADA PARA O PASSADO é assinada por Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, pela HBO Latin America Originals, e João Roni Garcia e Nuno Godolphim, da Ocean Films. Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, que também assina o roteiro ao lado de Thiago Iacocca e Nuno Godolphim, a série documental conta com recursos da Condecine — Artigo 39.