Divulgação Márcio Oliveira Para homenagear Leny Andrade, saudosa artista que saiu de cena na última segunda (24), aos 80 anos, a TV Brasil resgata duas apresentações exclusivas da diva Conduzido por Bia Aparecida, o especial vai ao ar neste sábado (29), às 23h15. A produção reverencia o legado artístico e valoriza a obra da cantora que faleceu em decorrência do agravamento de uma pneumonia.
Os espetáculos históricos protagonizados pela intérprete para o programa Todas as Bossas, da TV Brasil, em 2019, e para o musical Chão de Estrelas, da TVE/RJ, em 1985, foram gravados no estúdio 3 da emissora pública, no Rio de Janeiro. O conteúdo raro e preservado no acervo do canal também está disponível no app TV Brasil Play.
Com repertório do álbum “Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho” (2018), a performance recente de Leny Andrade com o maestro Gilson Peranzzetta marcou a estreia da terceira temporada do Todas as Bossas, há quatro anos. Já o show para o programa Chão de Estrelas recupera interpretações da homenageada para clássicos e sucessos da música nacional em meados da década de 1980.
Carreira abrilhantada com grandes parcerias e repertório de astros
Referência no cenário artístico do país, a veterana era uma personalidade associada à Bossa Nova, ao samba e ao jazz brasileiro. Leny Andrade emocionava e surpreendia plateias por onde passava com sua capacidade de improviso, frases de efeito e musicalidade.
Ícone de uma época, a premiada cantora se destacava não só pela sua força vocal, mas também pelo potencial interpretativo, O talento de Leny Andrade está registrado nos 34 discos lançados na longeva carreira e na memória de quem teve o privilégio de acompanhá-la nos palcos.
Em mais de seis décadas de trajetória artística, a ilustre musa soltou a voz em composições de gênios como Tom Jobim, Roberto Menescal, Ivan Lins e Djavan, entre outros. Também realizou trabalhos com instrumentistas de renome como César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo.
Com vários hits nas paradas nacionais, a crooner carioca conquistou reconhecimento em sua terra natal e no exterior. Ela iniciou a vida musical nos anos 1950, residiu e fez trabalhos em países como Médico e Estados Unidos, além de passagens pelo continente europeu.
Entre os prêmios de maior relevância na obra de Leny Andrade está o Grammy Latino de 2007 na categoria Melhor Álbum MPB. A estrela foi laureada naquela oportunidade pelo projeto desenvolvido junto com César Camargo Mariano.
Trabalho com Gilson Peranzzetta celebra Cartola e Nelson Cavaquinho
O tributo à cantora Leny Andrade apresentado no programa Todas as Bossas, da TV Brasil, às 23h15, sensibiliza o público com a doce voz da estrela para a seleção musical da turnê “Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho”, com arranjos de Gilson Peranzzetta.
Registrado em 2019, o show exclusivo comemorava os 40 anos de amizade e parceria. Na performance emocionante, os artistas apresentam uma versão intimista do refinado musical que estavam fazendo pelo país para divulgar o disco homônimo.
No repertório, os experientes nomes da MPB deram nova roupagem a hits do mestre Cartola em obras como “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “O Sol Nascerá” e “Alvorada”, e a clássicos do compositor Nelson Cavaquinho, nas canções “A Flor e o Espinho”, “Folhas Secas”, “Rugas” e “Palhaço”.
O forte vínculo entre Leny Andrade e Gilson Peranzzetta era nítido. Durante o programa da emissora pública, eles trocaram elogios. “Leny é a nota que falta no meu acorde” disse Gilson Peranzzetta, enquanto a parceira respondeu: “Gilson é meu arranjador cinematográfico”, festejou Leny Andrade.
Produção para TVE/RJ teve narração de Eloá Dias e Fernando Lobo
Na sequência ao primeiro show, a TV Brasil recorda uma outra histórica performance de Leny Andrade, à 0h15. O show ocorreu no mesmo estúdio 3 da emissora pública, em gravação realizada no ano de 1985, no célebre palco que é usado até hoje pelo canal no Rio de Janeiro, desde os tempos da TV Educativa.
Envelopado no formato da série Grandes Musicais, o espetáculo para o programa Chão de Estrelas teve uma apresentação inspirada de Leny para sucessos do cancioneiro nacional. Ela entoa clássicos da MPB na produção narrada pela atriz Eloá Dias e pelo jornalista e compositor Fernando Lobo.
O repertório selecionado para o especial reuniu hits do cancioneiro brasileiro como “Cantor da Noite”, “Flor de Lis”, “Estamos Aí”, “Velho Piano”, “Batida Diferente”, “Embriagador”, “O Negócio é Amar”, “Pra Dizer Adeus” e “Trocando em Miúdos”, entre outras obras.