A TV Cultura e a Federação Internacional dos Arquivos de Televisão, FIAT/IFTA, promovem o Seminário Regional Arquivos Audiovisuais na América Latina: acesso, valor e preservação, nos dias 19 e 20 de março, na sede da TV Cultura, em São Paulo.
A mídia audiovisual domina a sociedade da informação e a televisão se destaca como uma das mais poderosas e também mais próximas da vida cotidiana – não só para informar mas também para entreter.
As pessoas estão, a todo o tempo, rodeadas por sons e imagens em movimento. Mas o que acontece com essa memória audiovisual? Onde e como está organizada e preservada para as gerações futuras? Como potencializar o seu uso?
No seminário, especialistas da área e fornecedores das novas tecnologias de mídia irão discutir os efeitos da transformação digital na organização dos arquivos.
A urgência em salvar os arquivos analógicos da obsolescência e deterioração também serão temas de discussão, com uma visão de futuro, assim como a utilização da tecnologia para preservar, catalogar, acessar e valorizar o conteúdo audiovisual.
O seminário é voltado a profissionais e interessados na área, que terão a chance de se conectarem e conhecerem novas tendências e usos no domínio audiovisual.
Entre os palestrantes já confirmados estão:
– O dramaturgo Silvio de Abreu;
– a direção da Federação Internacional dos Arquivos de Televisão: Brid Dooley, Jacqui Gupta e Brecht Declerc;
– da TV Cultura: presidente José Roberto Maluf; diretor Técnico, Nelson Faria; gerente do Cedoc, José Maria Pereira Lopes; gerente de Multimídias, Danilo Rocha; e Rita Marques, consultora;
– do SBT: diretor Raimundo Lima e Teder Morás, consultor de novas mídias;
– representantes dos arquivos das televisões da RTP de Portugal: Hilário Lopes, TVN do Chile; Amira Arratia, RTVE da Espanha; Virginia Bazan, da Argentina; Mariela Molina e Silvia Massafero; do Canal 9; Julio Fernández Baraibar, da RTA; Maria Carnevale e Adriano Adoryan, da EBC;
– os professores Fernando Moreira, da Univap; José Augusto Mannis, da Unicamp; e Áureo Busetto; da Unesp;
– o coordenador do acervo audiovisual do SESC, João Zílio; o diretor da Media Portal, Fabio Tsuzuki; a cineasta Angela Zoé; o jornalista Ingo Ostrovsky; e o ceo da NOA Jean-Christophe Kummer.