Comer bergamota no sol, tomar um chimarrão quentinho ou se deliciar com um pinhão feito na chapa. Esses são apenas alguns dos hábitos que fazem o inverno do Rio Grande do Sul uma estação única e que, passados de geração em geração, tornaram-se a tradição que segue aquecendo a nossa história. Exaltando os costumes da estação mais gaúcha do Brasil, o Grupo RBS lança nesta segunda-feira (21), data que marca o início do inverno, uma campanha que convida os gaúchos a viverem o melhor que a estação proporciona.
Para marcar o início do inverno, os veículos do Grupo RBS também preparam uma série de conteúdos especiais. Na RBS TV, a jornalista Simone Lazzari fez o Bom Dia Rio Grande direto das ruas de Porto Alegre, mostrando o primeiro dia da estação na capital dos gaúchos e também de uma estação meteorológica. Além disso, uma matéria mostrou a expectativa otimista dos comerciantes com a chegada do frio, e o telejornal circulou pelo Estado, apresentando destaques regionais do inverno de Caxias do Sul, Bagé, Santa Maria e Uruguaiana. O quadro Ajuda Rio Grande também foi especial: mostrou uma iniciativa solidária que ajuda pessoas carentes a se protegerem do frio.
No Jornal do Almoço, a época mais fria do ano chega com uma novidade comandada pelo “homem do tempo”, Marco Matos. O telejornal estreia hoje a nova Central do Inverno, uma função descontraída e interativa da previsão do tempo, que tem em suas funcionalidades uma calculadora da sensação térmica e um mapa do Estado com câmeras ao vivo. Destaca-se, ainda, quadros como o da segunda temporada da Corrida do Frio que, remetendo ao ditado popular “frio de renguear cusco”, disputa qual a cidade gaúcha mais gelada por meio de uma animação de corrida de cachorros.
Os telespectadores serão convidados a mandar vídeos ou fotos de algo curioso relacionado ao inverno, como uma torneira com gelo, um animal de roupa, uma roupa congelada. Na última semana, uma enquete será aberta para votação popular, e a imagem escolhida leva o “Troféu de Renguear Cusco”.
A rádio Gaúcha trata o tema por meio de uma série de entrevistas especiais sobre o inverno. As conversas acontecem a partir desta semana, no programa Gaúcha Mais. Curiosidades sobre a produção de pinhão e bergamota, as malharias, o turismo e o chocolate da Serra estarão entre os assuntos abordados no programa nos próximos dias.
Em GZH, o público pode conferir uma matéria que antecipa como deverá ser a estação aqui no Rio Grande do Sul, que pode ser lida aqui. Além disso, o jornal digital está preparando conteúdos com dicas de como lidar com questões relacionadas ao período, como umidade, doenças de inverno, entre outros temas. Já as leitoras de Donna podem conferir dicas relacionadas à moda e aos cuidados com a pele.
Na Serra, uma das regiões mais queridas do Estado durante o inverno, o caderno + Serra do jornal Pioneiro traz nesta segunda-feira um especial sobre o Turismo do Frio. O conteúdo irá relacionar atividades do turismo ligadas ao inverno, trazendo sugestões relacionadas à hospedagem, gastronomia, lazer e também apontando as perspectivas do segmento para este ano, ainda com a pandemia. O caderno também traz as principais atrações do frio na Serra Gaúcha para quem a visita, regiões tradicionais e quem são os moradores locais que se sustentam por causa do inverno.
Com foco nas delícias da estação, o Caderno Destemperados dessa sexta-feira (18) foi especial sobre o inverno. O conteúdo trouxe dicas de receitas que combinam com o clima, sugestões de vinho e indicações de deliveries de Porto Alegre que têm no cardápio pratos que aquecem. As matérias estão no digital e podem ser conferidas aqui.
A partir desta segunda-feira, anúncios sobre o tema veiculam nos jornais do Grupo RBS. Ao longo dos próximos dias, VTs serão exibidos durante a programação da RBS TV. A ação de comunicação conta, ainda, com ações especiais nas redes sociais das marcas da RBS.