Mapa do Acolhimento lança campanha contra CPI para investigar aborto legal de menina de 11 anos vítima de estupro

Diário Carioca

O Mapa do Acolhimento, iniciativa da ONG Nossas, acaba de lançar a campanha “CPI Não é Inquisição”. O objetivo é pressionar o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, para que não aconteça a CPI para investigação do aborto legal, realizado pela menina de 11 anos, vítima de estupro.

A ideia surgiu após a Deputada Estadual, Ana Campagnolo (PL), propor a CPI para apurar as condições que foram realizadas o aborto, além do motivo do vazamento das informações sobre o caso, que seguiam em segredo de justiça.

Qualquer pessoa pode participar colocando os seus dados no site da campanha https://cpinaoeinquisicao.mapadoacolhimento.org.br/.

“CPI Não é Inquisição” também conta com o apoio de organizações e coletivos feministas, como Anis – Instituto de Bioética, CFEMEA, Nem Presa Nem Morta, Cravinas, Rede Feminista de Saúde e outras.

“Na prática, a CPI pode criar insegurança jurídica para um procedimento que já é autorizado há 80 anos. Além disso, a investigação desperdiçaria o tempo de profissionais de saúde – no meio de uma pandemia – com interrogatórios intimidadores. Basta de violência, esse é um direito já conquistado! Não podemos permitir que a vida dessa criança seja ainda mais exposta para todo o país”, diz Lívia Merlim, coordenadora do Mapa do Acolhimento, que no final de junho, lançou a campanha “Cuidem de nossas meninas”, que teve mais de 70 mil inscrições, para impedir a revogação do manual sobre aborto em uma audiência pública realizada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

O Mapa do Acolhimento é uma iniciativa da ONG Nossas, organização comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. O programa conta com quatro mil profissionais voluntárias – entre psicólogas e advogadas – em todo o Brasil, todas dispostas a ajudar, gratuitamente, mulheres em situação de violência. Para mais informações: https://www.mapadoacolhimento.org/

SOBRE NOSSAS

Uma organização sem fins lucrativos comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. Há mais de dez anos desenvolvendo projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo Brasil inteiro

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca