Memorial às Vítimas do Holocausto realiza ciclo gratuito de palestras com o tema ‘Direitos Humanos Em Pauta’

Diário Carioca
Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro (Crédito Albert Andrade)

O Memorial às Vítimas do Holocausto inicia, nesta quinta, dia 30 de março, o ciclo de palestras “Direitos Humanos em Pauta”, que convida o público a refletir sobre as questões existentes acerca da diversidade entre os indíviduos e os caminhos para acolher a pluralidade de cada ser social. A partir da abordagem das artes plásticas, do teatro, da literatura, da psicologia, entre outros campos, os convidados vão debater sobre diversidade religiosa, diversidades nas infâncias, filosofia africana, acessibilidade e inclusão, relações abusivas e seus impactos psicológicos, as artes e suas fronteiras.  O ciclo de debates terá sete encontros até o final de abril, sempre às quintas (10h) e domingos (16h30). 

O primeiro encontro será nesta quinta, 30 de março, às 11h, com o tema: “Todo ser humano é um sol vivo! Filosofias Africanas e Diversidade”. A conversa com o público será comandada pela professora doutora em Literaturas Africanas, Aza Njeri, com participação da artista Verônica da Costa (Afroflor). Njeri vai trazer à tona uma reflexão sobre diversidade a partir da Filosofia Africana Bakongo.

No segundo encontro marcado para domingo, 2 de abril, às 16h30, a artista plástica Anna Bella Geiger dialoga com o professor e crítico de arte,  Mauro Trindade, sobre suas obras que usam a arte e a cartografia para falar de fronteiras, diásporas e política conceitual e existencial.

Artes cênicas são a base do terceiro encontro, que acontece no domingo, 9 de abril, às 16h30. O diretor Moacir Chaves se reúne com a atriz Monica Biel, para debater sobre o papel do teatro como o local em que as tiranias são reveladas e onde se evidencia que o impulso à tirania está em cada um.

Na quinta, 13 de abril, o escritor Otávio Júnior propõe uma reflexão sobre a importância da diversidade e saberes ancestrais na literatura, com a participação da pedagoga Geisa Ferreira. Já no domingo, 16 de abril, Sofia Débora Levy – psicóloga, escritora e Diretora Educacional do Memorial – conversa com o público sobre “Relacionamentos abusivos: violência psicológica”.

Na quinta, 20 de abril, às 10h, o tema é “Diversidade Religiosa”, com a jornalista e professora Diane Kuperman, especializada na luta contra o antissemitismo e toda forma de preconceito, e participação de Pamela de Oliveira,  Museóloga e Doutora em Memória Social. Encerrando o ciclo de palestras, no domingo, 23 de abril, às 16h30, Regina Cohen, especialista e consultora internacional em acessibilidade, falará sobre  o tema “Pessoas com deficiência: acessibilidade e inclusão”, com a participação de Márcia Moraes.

Para participar do ciclo “Direitos Humanos Em Pauta” é preciso retirar os ingressos no site da Sympla no horário de cada um dos encontros. O evento é sujeito à lotação.

Mídias sociais –  Memorial às Vitimas do Holocausto:

Instagram

Site 

Serviço:

Endereço: Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Botafogo. 

Acesso pela Rua General Severiano.

https://bit.ly/Como_chegar_ao_Memorial_do_Holocausto

Horário de funcionamento da exposição:

De quinta a domingo, das 10h às 17h  

Classificação indicativa: 12 anos 

Horário de funcionamento do Parque Yitzhak Rabin: Todos os dias, de  8h às 22h

Ingressos: gratuitos e devem ser retirados pelo site da Sympla para o horário da palestra

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca