A poupança ainda é um bom investimento?

Diário Carioca

A caderneta de poupança, criada em 1861 pela  Caixa Econômica Federal, foi uma iniciativa de Dom Pedro II de viabilizar uma modalidade de investimento segura que atendesse às necessidades dos mais afortunados, bem como das pessoas que apenas usariam para guardar uma reserva de emergência.

Mesmo após mais de um século de existência, o investimento na poupança continua sendo um dos mais requisitados e utilizados pelos brasileiros. A sua aderência tem mais popularidade entre as pessoas mais velhas que criaram certa resistência em migrar para outros tipos de aplicações.

No entanto, as inovações constantes no mercado financeiro provam que a poupança não é um bom investimento. Por isso, se você quer conhecer outras opções e começar a aplicar para ter retornos melhores, neste artigo você vai encontrar as informações necessárias, além de 4 opções de investimento que rendem mais que a poupança. 

Porque a poupança não é mais um bom investimento?

Quando alguém opta por depositar o seu dinheiro em uma conta poupança, na maioria das vezes o faz para guardar uma certa quantia e deixá-la rendendo, em outros casos o espaço serve apenas para fazer uma reserva de emergência. 

Em ambos os casos, espera-se que com o tempo esse dinheiro traga rendimentos consideráveis e satisfatórios, o que muitas pesquisas apontam não acontecer. Mas ainda assim, por conta do quesito segurança muitos brasileiros acabam continuando com suas aplicações nas contas poupanças. 

Porém, dados fornecidos pelo Banco Central apontam que no ano de 2021 a evasão de aplicações na poupança supera o número de novos adeptos. O fato é que mesmo com toda a segurança e comodidade, a taxa de 2,94% ano em 2021 ficou abaixo da inflação e fez com que os investidores perdessem dinheiro. 

Assim, os retornos ruins são um dos principais motivos que comprovam que a poupança não se configura mais como um bom investimento. Por outro lado, opções mais vantajosas já estão disponíveis no mercado como veremos a seguir. 

4 opções de investimento melhores que a poupança em 2022

Visando te ajudar a fazer a melhor escolha no mercado de investimentos, fizemos um levantamento de 4 opções de aplicações que rendem mais que a poupança. Em outras palavras, a seguir poderá encontrar diferentes tipos de investimentos que vão valorizar o seu dinheiro, além de demonstrar as ações que mais se adequam ao seu perfil. 

Tesouro direto

O tesouro direto é uma aplicação criada em 2002 com iniciativa do Tesouro Nacional que contou com a ajuda de outros parceiros. Enquanto uma das opções mais populares atualmente no Brasil, ela consiste basicamente em emprestar uma quantia para o governo através das compras de títulos na internet.

 O Governo Federal, por sua vez, converte o empreendimento em outros investimentos no país, como melhoria da infraestrutura e pode também usar para honrar com alguns custos do estado.

Tudo depende de como o governo deseja empregar o seu investimento.  O dinheiro só retorna para o dono original na data combinada no contrato, assim como os valores de rendimento acordado anteriormente. Essas características definem esse como um investimento na categoria da renda fixa. 

LCI 

LCI é um sigla para Letras de Crédito Imobiliário, também é uma renda fixa já que nesta opções os rendimentos são acordados anteriormente. O investidor quando escolhe este tipo de aplicação,  empreende seus valores diretamente no setor imobiliário brasileiro.

Na compra destes títulos é obtido duas grandes vantagens: a primeira é estabelecida pelo Fundo Garantidor de Empréstimo que cobre os valores que são destinados ao investidor quando o responsável não efetua o pagamento. 

Desta forma gera maior sensação de segurança para quem não quer contar com imprevistos. A segunda é a isenção dos tributos gerados pelo imposto de renda, o que veremos mais à frente. 

LCA

LCA significa Letras de Crédito do agronegócio que muito é semelhante ao LCI, pois também isenta o investidor dos custos gerados pelo imposto de renda e tem as mesmas garantias do Fundo Garantidor de Empréstimo. 

Nesta opção os títulos comprados servem para injetar dinheiro no setor de agronegócio do país, que é um campo estável e muitas vezes se encontra em crescimento. É considerado uma boa opção por ter rendimentos anuais maiores do que a poupança.   

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma modalidade de investimento em que o comprador de títulos está de certa forma emprestando seu dinheiro aos bancos para que eles o utilizem na manutenção de suas atividades.

Se enquadra também  no modelo  da renda fixa e possui garantias do Fundo Garantidor de Empréstimos. No entanto, não é isento dos gastos com o imposto de renda, mas ainda assim é considerado com uma aplicação superior à poupança. 

Conclusão

A popularidade dos investimentos na poupança não é sinônimo de melhor aplicação disponível no  mercado financeiro. A comodidade e a quase ausência de riscos não podem ser os únicos fatores para determinar a suas escolhas, os rendimentos que os títulos oferecem sempre devem ser considerados como podemos perceber. 

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca